Artista do Vale do Jequitinhonha, o mineiro Paulinho Pedra Azul canta as suas raízes e a sua verdade há 40 anos pelo Brasil e pelo mundo a fora. Com muitos motivos para comemorar, o cantor, compositor, poeta, escritor e artista plástico celebra quatro décadas dedicadas à arte no palco do projeto Domingo no Museu, realizado pela Veredas Produções, no dia 25 de setembro, às 11h30, no Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim.
Neste show especial, Pedra Azul propõe uma formação à altura da importância de se construir uma carreira sólida e coerente com seus valores e crenças, encantando plateias de todas as idades. O cantor e violonista será acompanhado pelos amigos Clóvis Aguiar (teclado) e Serginho da Silva (percussão).
No repertório, canções de sucesso de Paulinho Pedra Azul, entre elas, “Ave Cantadeira”, Jardim da Fantasia”, “Precisamos de Amores” e “Recado Para Um Amigo Solitário”. As clássicas “O Violeiro e o Pedido” (Godofredo Guedes), “As Vitrines” (Chico Buarque), “Sentado À Beira do Caminho” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e “Esperando a Feijoada” (Tadeu Franco e Heraldo do Monte) também fazem parte do roteiro que diz muito sobre a caminhada do violeiro.
Seu nome é considerado um dos expoentes do norte de Minas Gerais. Trovador com forte influência do Clube da Esquina, assina disco em parceria com Wagner Tiso, lançado em 2000, sobre a obra de Godofredo Guedes, pai de Beto Guedes, e composições com Toninho Horta.
Dono da sua própria sonoridade e livre para expressar a sua criatividade, o artista tem 34 CDs lançados e turnês pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Cuba. Foi premiado com troféus e medalhas referentes à literatura, festivais, títulos e honorários, reconhecendo a sua original veia artística.
Paulinho também mergulha pelo universo infantil, com quatro livros lançados, adotados por planos de aula de escola infantis e transformados em musicais infantis.
A série de apresentações que encerra temporada do ano 2022 no novo Museu de ocupação, é realizada pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Projeto Música no Museu da Pampulha e Abílio Barreto (Domingo no Museu)
Realizado pela Veredas Produções, idealizado pela artista e produtora cultural Rose Pidner e tradicional no cenário cultural de Belo Horizonte e do estado, o projeto Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) apresenta ao público, há mais de 20 anos, ícones da música brasileira em um dos cartões postais da capital, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), que integra o conjunto arquitetônico da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. O projeto já recebeu artistas como Ná Ozzetti, Paulo Belinatti, Juarez Moreira, Trio Madeira Brasil, Wagner Tiso, Henrique Cazes, Paulo Freire, André Mehmari, Marcos Sacramento, Soraya Ravenle, Fabiana Cozza, Bianca Gismonti, entre muitos outros. A realização do projeto atua ativamente, desde o ano 2000, na consolidação e cada vez mais promoção dos equipamentos museológicos, como um espaço de lazer e cultura para os belo-horizontinos e turistas que acessam a cidade.
Com o objetivo e a oportunidade de seguir ocupando museus do município, o projeto se mantém como importante instrumento de união das áreas culturais: música e artes, plásticas e históricas. Iniciada em agosto, uma nova fase composta por 03 Edições, passou a ocupar a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado no Bairro Cidade Jardim, garantindo às condições técnicas necessárias para atendimento do espaço, artistas e público, encerrando a temporada do ano 2022, com o show de celebração dos 40 anos de carreira do compositor, cantor e violonista Paulinho Pedra Azul.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Serviço
Música no Museu da Pampulha e Abílio Barreto (Domingo no Museu) apresenta Paulinho Pedra Azul – 40 Anos de Estrada
Dia 25 de setembro, às 11h30
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim – BH (melhor acesso pela Av. Bernardo Mascarenhas – próximo a Igreja Santo Inácio de Loyola)
Acesso gratuito
Informações: (31) 3222-5271 / www.veredasproducoes.com.br