BEBÊ KRAMER E GILSON BRITO NA SUA TELA

A edição on-line da Série BH Instrumental convidou músicos consagrados que construíram, ao longo de mais de 10 anos, uma história com o projeto, interligando à programação ao tema “Música e Memória”. O acordeonista, compositor e arranjador Bebê Kramer é um deles e se reencontra com o público da Série, agora virtualmente, devido à pandemia. Ele apresenta show exclusivo no próximo dia 26 de novembro, às 20h, pelo canal da Veredas Produções. A abertura da programação fica a cargo do violonista Gilson Brito, selecionado pelo edital de concorrência pública do projeto, na categoria Circulação. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores.

Em 2016, com o projeto Gafieira do Bebê, o gaúcho Bebê Kramer colocou o público pra dançar na Praça Floriano Peixoto, palco original da Série BH Instrumental, que, nesta edição 2020, on-line, recebe homenagens em celebração aos 10 anos de sua revitalização realizada pela Unimed-BH, por meio de seu instituto. Devido à pandemia, o projeto encontrou na internet uma nova forma para continuar levando ao público o que há de mais significativo na música instrumental brasileira. No novo ambiente on-line, o acordeonista apresenta formação nova no show Bebê Kramer & Quarteto, em transmissão no canal da Veredas no YouTube. No repertório do show, ele escolheu sonoridades que unem a música instrumental do Sul, a música latino-americana e o choro. É com essa mistura que ele quer provocar no público do outro lado da tela o mesmo clima dançante que embalou a praça em 2016. O repertório dessa apresentação remonta do álbum de Kramer que foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, em 2018.

Bebê Kramer é considerado um dos principais acordeonistas da nova geração do país e, também, do exterior. Como compositor, traz uma estética musical que revela a sua matriz, o Rio Grande do Sul, com sotaques brasileiros, sempre com uma característica em comum: a energia! O instrumentista já tocou ao lado de Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Yamandú Costa, Dominguinhos, Renato Borghetti, entre outros. O quarteto liderado por Kramer (acordeon) é formado por Guto Wirtti (baixo acústico), Paulinho Fagundes (violão), Luis Barcelos (bandolim) e o convidado Dudu Oliveira (flauta e sax).

ABERTURA

Para dar início à programação desta edição, a Série BH Instrumental recebe o violonista de Belo Horizonte Gilson Brito. Ele apresenta o show “No Embalo”, selecionado pelo edital de concorrência pública do projeto, na categoria Circulação, em quinteto junto com Harrison Santos (sax e flauta), Leonardo Brasilino (trombone), Yan Vasconcellos (baixo elétrico) e Guilherme Stephan (bateria). Nesse show, Gilson Brito faz uma homenagem musical à  riqueza étnica, cultural e musical do Brasil, visitando os ritmos de várias regiões do país.

Esta é a terceira das quatro edições da Série BH Instrumental On-line, que será realizada até dezembro, sempre às quintas-feiras, às 20h. Os shows são abertos por atrações locais, selecionadas por meio do edital 2020 nas categorias novos talentos e circulação e, em seguida, um convidado especial, a partir de uma curadoria que trará nomes que se relacionem, pela música e pela memória, ao projeto e/ou ao seu principal local de realização, cada qual com a sua particularidade. A gravação das apresentações segue os protocolos de segurança para equipe e artistas envolvidos.

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

Criado para estimular o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, a Praça Milton Campos, em Betim e a Praça da Glória, em Contagem. Em 2019, mais de 80 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 27 mil pessoas. Conheça a programação em www.circuitoinstitutounimedbh.com.br .

 

INSTITUTO UNIMED-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 16 mil postos de trabalho foram gerados e 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Realizado pela Veredas Produções e idealizado por Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

 

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

– 26 de novembro, 20h

Bebê Kramer & Quarteto

Abertura: Gilson Brito Quinteto

– 10 de dezembro, 20h

Nivaldo Ornelas – Do Jazz ao Clube da Esquina

Aberturas: Daniel Souza (Quarteto) e Serginho Silva Quinteto

Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores