SÉRIE BH INSTRUMENTAL VAI A CONTAGEM COM CHICO AMARAL

No dia 20 de setembro, às 20h, a Série BH Instrumental levará para o Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem, o show “Canções Brasileiras”, do saxofonista Chico Amaral, um dos principais compositores e arranjadores brasileiros, nome por trás de grandes sucessos de atrações como Skank, Beto Guedes, Ed Motta, Erasmo Carlos, Juarez Moreira, Lô Borges e Milton Nascimento. A Série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções há mais de 15 anos em Belo Horizonte, chega mais uma vez à cidade de Contagem/MG para alcance de novos públicos, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de seus mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores, através dos mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Lançado em maio deste ano, “Canções Brasileiras” é o quarto álbum do saxofonista e reúne versões instrumentais para clássicos de grandes compositores brasileiros, entre eles, Heitor Villa-Lobos, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes e Edu Lobo.  Na apresentação, Chico Amaral será acompanhado por Christiano Caldas (piano), Pablo Souza (baixo acústico) e Licoln Cheib (bateria), artistas de reconhecida presença na cena musical no Estado e no país. Durante a performance, Chico Amaral dá aos parceiros de palco espaço e destaque para que possam improvisar e trazer personalidade própria às canções conhecidas da música popular brasileira.

O belo-horizontino Chico Amaral é saxofonista, compositor, arranjador e letrista. Teve canções gravadas por intérpretes como Daniela Mercury, Flávio Venturini, Ivete Sangalo, Luísa Possi e Ney Matogrosso. Sua música tem raízes no choro brasileiro, no Clube da esquina, em Bach, Debussy e no jazz. Cronista na imprensa de BH, é autor do livro “A Música de Milton Nascimento”, pela Editora UFMG. Em 2016, Chico Amaral apresentou um repertório de bossa nova e MPB com João Donato e Juarez Moreira, durante uma turnê que passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Já em 2018, comemorou 40 anos de carreira, reunindo Afonsinho, Ed Motta, Leo Gandelman, Marina Machado e Samuel Rosa.

Projeto Série BH Instrumental
Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização da produtora cultural Rose Pidner (in memoriam), o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar, difundir e circular na capital mineira a música popular instrumental apresentada pelo país e pelo mundo. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

SERVIÇO
Série BH Instrumental – Edição Contagem, apresenta Chico Amaral Quarteto em “Canções Brasileiras”
Dia 20 de setembro, às 20h
Parque Ecológico do Eldorado – Rua Paineiras, 753 – Contagem/MG
Acesso gratuito