SÉRIE BH INSTRUMENTAL: LEO GANDELMAN + 4 ATRAÇÕES LOCAIS!

A Série BH Instrumental chega a setembro para sua terceira e última edição de 2023, em formato festival. Nesta edição, que segue se somando aos eventos comemorativos pelos 20 anos do Instituto Unimed-BH, patrocinador do projeto há mais de 15 anos, a Praça Floriano Peixoto receberá, no dia 16 de setembro, a partir das 16h, um line-up com quatro atrações locais selecionadas por meio de edital: Igara Quarteto, Manassés Morais Quarteto, Pedro Gomes Quinteto e Glaw Nader. Fechando a programação, o convidado da edição: o saxofonista Leo Gandelman, em quarteto.

Leo Gandelman insere elementos do pop à música popular instrumental, unindo a embalos cariocas, com muito suingue e beleza, acompanhado dos músicos que integram seu quarteto há mais de dez anos. São eles Eduardo Farias (piano), André Vasconcelos (contrabaixo) e Cassius Theperson (bateria).

Saxofonista, arranjador e produtor, Leo é hoje um dos mais influentes músicos do país, com formação pela Berklee College of Music, nos Estados Unidos e uma trajetória dedicada à música que já caminha para os 40 anos.

Nos Estados Unidos, desenvolveu uma carreira notável com várias temporadas no país. Recentemente, se dedicou ao projeto Hip-Hop Machine, convidando os principais nomes do hip-hop nacional, numa série de releituras inéditas, com Zudizilla, Froid, Yoùn, Karol Conká, Rappin Hood, entre outros.

ATRAÇÕES LOCAIS

Igara Quarteto 
Natural de Diamantina e filha de instrumentista e educadora instrumental, Igara começou a tocar piano aos sete anos, seguindo de forma autodidata. Cursou disciplinas na Escola de Música da UFMG, participou do Prêmio Jovem Instrumentista em 2021, quando teve aulas com Rafael Martini. Foi finalista do Prêmio BDMG Instrumental em 2023. Acompanhada por Lucas Godoy (bateria), Khalil Briki (baixo elétrico) e Thamiris Cunha (clarineta), a pianista apresentará um conjunto de músicas autorais e de arranjos de artistas que inspiram a sua trajetória, como Léa Freire, Hermeto Pascoal, Cick Corea e Hercules Gomes.

Manassés Morais Quarteto com o show selecionado “Estrada Real”, que apresenta um resumo da história do contrabaixista como instrumentista e compositor. No repertório, composições do seu projeto autoral lançado em 2014, com releituras e improviso. Manassés, é formado pela UEMG e Universidade Livre de Música Bituca, fez cursos na Berklee College of School e possui mestrado pela UEMG. Trabalha ao lado de nomes como Eneias Xavier, Chico Amaral, Lincoln Cheib, Fabio Torres, Fabiano Castro e, nesta apresentação, será acompanhado por Léo Pires (bateria), Luadson Constâncio (piano e teclados) e Harrison Santos (saxofone).

Pedro Gomes Quinteto
O baixista Pedro Gomes, representante da nova geração da música instrumental mineira e vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2021, apresenta composições jazzísticas influenciadas pela cultura afro-brasileira. No repertório, canções autorais interpretadas, também, por Paulo Fróis (bateria), Augusto Cordeiro (guitarra), Breno Mendonça (saxofone) e Evandro Canutto (piano). Pedro tem 28 anos e é formado pela UFMG. Trabalhou ao lado de Flavio Venturini, Frejat, Ana Carolina, Toninho Horta, Orquestra Ouro Preto, entre outros. Seu primeiro álbum foi lançado em 2021, “U”, junto a Túlio Araújo.

Glaw Nader
A pianista, compositora, arranjadora e cantora Glaw Nader, com o show “ÀGÒ”, com banda formada por Leonardo Brasilino (trombone), Vinicius Augustus (saxofone), Victor Mendes (bateria) e Thiago Hamsik (contrabaixo). “ÀGÒ” privilegia a música afro-brasileira, trazendo composições autorais e releituras de obras consagradas de artistas como Baden Powell, Moacir Santos, Paulo Moura, só para citar alguns. Glaw é bacharel, mestre e doutoranda em música pela UFMG onde também atua como professora. Dividiu palcos com Toninho Horta, Túlio Mourão, Nath Rodrigues e Sérgio Pererê. Desde 2022, integra a banda de Maíra Baldaia e, recentemente lançou o álbum “Tempo de Amor”, tributo à obra de Baden Powell.

 

SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização da produtora cultural Rose Pidner (in memoriam), o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar, difundir e circular na capital mineira a música popular instrumental apresentada pelo país e pelo mundo. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores.

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Série BH Instrumental apresenta: Leo Gandelman Quarteto
Dia 16 de setembro, a partir das 16h
Praça Floriano Peixoto – Santa Efigênia – BH

  • Programação completa:

Show 1: Igara Quarteto
Show 2: Manassés Morais Quarteto
Show 3: Pedro Gomes Quinteto
Show 4: Glaw Nader
Show 5: Leo Gandelman Quarteto

 

 

Acesso gratuito