SÉRIE BH VAI A BETIM: PROGRAMAÇÃO PARA OUVIR E PENSAR MÚSICA COM TRIO CORRENTE E MAIS!

 

 

 

 

Etapa itinerante levará à cidade o Trio Corrente, vencedor do Grammy Latino, Toca de Tatu e Breno Mendonça Quarteto em uma programação gratuita que reúne música e ações formativas

 

A Série BH Instrumental está em itinerância ao longo de 2022. O projeto retomou a programação presencial neste ano com edições que passaram pela Praça do Papa, pela Praça Floriano Peixoto e também pelo Teatro do Centro Unimed-BH Minas e, agora, nos meses de novembro e dezembro, se expande para a região metropolitana de Belo Horizonte, com uma programação especial na cidade de Betim. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e em Betim, conta ainda com o copatrocínio do Grupo Sada, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, tem o apoio da Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (BetimCult).

Em novembro, a temporada Betim da Série BH Instrumental acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, promovendo uma série de atrações musicais e formativas dentro do especial intitulado Do Choro ao Jazz, com destaque para a participação do Trio Corrente, ganhador do Grammy Latino 2014. Ao se expandir para Betim com essa programação, a Série BH Instrumental tem como objetivo somar na formação de público e promover o diálogo entre artistas locais com nomes que já circulam por outras cenas.

No dia 24, às 20h, acontece a aula-show “O Choro Contemporâneo” com o grupo Toca de Tatu, que faz um mapeamento das músicas que inovaram o gênero musical, trazendo para o universo do centenário choro outras linguagens, como o jazz e a experimentação harmônica, melódica e rítmica da música contemporânea mundial. Nesse repertório, estão compositores atuais como Cristóvão Bastos, Laercio de Freitas, Léa Freire, Débora Gurgel e Maurício Carrilho, além de composições dos integrantes do grupo Toca de Tatu: Luísa Mitre (piano), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Abel Borges (percussão). Também são contemplados compositores modernos e eternos que inovaram e transformaram a linguagem do choro, como Radamés Gnattali, Tom Jobim, Egberto Gismonti e Garoto. No formato da apresentação, a cada música, o grupo também faz a contextualização histórica e estilística, trazendo o viés formativo e informativo ao espetáculo.

No dia 25, às 20h, o saxofonista Breno Mendonça apresenta com seu grupo o espetáculo “Música e Histórias: Samba Jazz” que, como o nome indica, traz intervenções que situam o espectador sobre episódios e personagens por trás das músicas que embalam do Samba Jazz como movimento, a partir de seu surgimento, por volta dos anos 1950. Breno Mendonça estará acompanhado por Samy Erick (guitarra/violão), Ivan Corrêa (contrabaixo) e Gladston Vieira (bateria). Quem se soma ao grupo e fica a cargo da narrativa do espetáculo é o pesquisador e contador de histórias Mário Alves.

No dia 26, a programação recebe em dois momentos o Trio Corrente, um dos principais nomes da cena instrumental do país e vencedor do Grammy Latino de 2014. Primeiro, o grupo formado por Fabio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo) vai comandar, às 14h, o workshop “O Jazz Brasileiro”, em que os músicos buscam mapear e analisar a fusão do jazz com a música brasileira e a busca de um estilo original a partir desses dois estilos. Os integrantes do Trio Corrente pretendem apresentar, ainda, sua visão sobre os conceitos de arranjo e improviso partindo da formação piano, baixo e bateria.

Depois, no mesmo dia, às 20h, o Trio Corrente faz apresentação de gala no Teatro Municipal de Betim, novo espaço de cultura da cidade. Quem abre a apresentação é o Clube do Jazz de Betim, que reúne um grupo atuante na cena da cidade que vem fazendo um trabalho de base bastante forte para a divulgação da música instrumental regional, sob curadoria do baterista e professor Paulinho Serafim. Na apresentação, Serafim estará acompanhado por Gustavo Figueiredo (Piano), Hugo Silva (baixo), Elias Santos (guitarra).

 

SOBRE O ACESSO

A programação é inteiramente gratuita, mediante troca solidária, e os ingressos antecipados poderão ser retirados a partir do dia 18/11, exclusivamente pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/veredasproducoes

Nos dias do evento, ingressos poderão ser retirados também nos locais de cada atividade, sendo: a partir de meia hora antes de cada programação prevista para a Casa de Cultura (sujeito a limitação da capacidade do espaço); e para o show do Trio Corrente + Clube do Jazz de Betim, no dia 26, a partir das 18h (duas horas antes), na bilheteria do Teatro Municipal de Betim.

 

TROCA SOLIDÁRIA: Todos os ingressos serão condicionados à troca de 1kg de alimento não perecível, no ato da retirada presencial ou no momento de acesso às atividades junto aos ingressos digitais.

 

 

PROGRAME-SE:

SÉRIE BH INSTRUMENTAL EDIÇÃO BETIM: DO CHORO AO JAZZ

24/11
Aula-show: “O Choro Contemporâneo”, com o grupo Toca de Tatu

Horário: 20h

Local: Casa de Cultura de Betim

25/11
Espetáculo: “Músicas e Histórias: Samba Jazz”, com Breno Mendonça Quarteto e Mário Alves

Horário: 20h

Local: Casa de Cultura de Betim

26/11

Workshop: “O Jazz Brasileiro”, com Trio Corrente

Horário: 14h

Local: Casa de Cultura de Betim

Show: Trio Corrente – abertura com o Clube de Jazz Betim

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Betim

 

INFORMAÇÕES: www.veredasproducoes.com.br

INGRESSOS GRATUITOS*: www.sympla.com.br/veredasproducoes

*Mediante troca solidária (1kg de alimento não perecível por ingresso)

 

SOBRE A SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização de Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música popular instrumental.

A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.