A Série BH Instrumental, em 2022, segue seu curso em ritmo de itinerância e desembarca no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, dia 14 de setembro, às 19h30, para celebração dos 65 anos de estrada de um dos maiores percussionistas e bateristas do Brasil, o carioca Robertinho Silva. O acesso será gratuito.
Após a estreia da temporada 2022 da Série na Praça do Papa, com a nova turnê de Hermeto Pascoal; do retorno à Praça Floriano Peixoto, palco tradicional da sua programação, com o quarteto Choronas; o projeto apresenta um dos mais icônicos músicos do país, cartão de visitas para a boa música instrumental que se faz em terras tupiniquins.
Aos 81 anos, Robertinho é um artista que participou dos principais movimentos musicais brasileiros, entre eles, o Clube da Esquina, o qual carimbou as suas polirritmias nos discos lançados pelo grupo. O baterista também integrou outros grupos fundamentais da música brasileira, como a Banda Impacto, liderada por Raul de Souza, e Som Imaginário, ao lado de Wagner Tiso e Luiz Alves.
No repertório do show comemorativo “65 Anos de Estrada”, Robertinho apresentará canções autorais e músicas que o influenciaram em sua carreira, relembrando as diversas fases de sua trajetória, especialmente sua vivência como baterista no Clube da Esquina, e daí passando pelo jazz e outros estilos que consagraram como instrumentista em todo o mundo, construindo sua carreira ao lado de artistas como Wayne Shorter, Sarah Vaughan, George Duke, Moacyr Santos, Airto Moreira, Flora Purim, Egberto Gismonti e Ron Carter. Para acompanhar Robertinho nesta apresentação, estão os músicos Lisandro Massa (teclado), Eneias Xavier (baixo acústico) e Júlio Diniz (percussões).
Autodidata, o carioca aprendeu a tocar aos 15 anos. Em 1969, conheceu Milton Nascimento, com quem teve uma longeva parceria durante 25 anos. Robertinho gravou, por exemplo, 12 das 21 faixas do emblemático disco “Clube da Esquina”, de Milton e Lô Borges, lançado em 1972. Ao longo de sua carreira, ele se firmou como um dos percussionistas mais requisitados da MPB, subindo ao palco ao lado de João Donato, Gilberto Gil, Toninho Horta, Gal Costa, João Bosco, Chico Buarque, Nana Caymmi, Egberto Gismonti e tantos outros.
Atualmente, Robertinho Silva se dedica à pesquisa dos ritmos regionais brasileiros, além de ministrar aulas e realizar shows próprios.
A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.
Projeto Série BH Instrumental
Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização de Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música popular instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Serviço
Série BH Instrumental apresenta Robertinho Silva – 65 Anos de Estrada
Dia 14 de setembro, às 19h30
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2224
INGRESSOS GRATUITOS: retirada no dia do evento, a partir do meio-dia, presencialmente na bilheteria do teatro e pelo site www.eventim.com.br