Dono de uma assinatura própria com seu violão, Thiago Delegado subirá ao palco do projeto Domingo no Museu, no dia 4 de setembro, às 11h30, no Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim. O músico mineiro vai apresentar o seu mais recente trabalho, “Detalhes Guardados”, que mostra seu lado cantor em faixas autorais que integram o 5º álbum da sua carreira, repleto de baladas e sambas-jazz. O projeto Domingo no Museu é realizado pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Premiado como violonista, arranjador e compositor, em prêmios como BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo, Delegado é reconhecido como exímio instrumentista e, agora, solta a voz como cantautor, uma descoberta vinda por meio da pandemia.
À frente da DelegasCia, jam session que brinda às quintas-feiras belo-horizontinas há mais de 10 anos com muita música e encontros, Delegado sentiu que durante o período de isolamento social, quando realizou diversas lives do projeto, ficaria muito repetitivo ocupar esse espaço só com o violão. Começar a cantar foi, então, um processo natural para o músico e, também, para o público, que abraçou a iniciativa do novo cantautor.
Seguindo os trovadores do século XII, Thiago Delegado canta as suas próprias composições em “Detalhes Guardados”, e transforma em versos as questões, amores e as sagas do seu tempo, acompanhado pela banda formada por André Limão Queiroz (bateria), Luadson Constâncio (teclado) e Pedro Gomes (baixo).
Thiago Delegado já foi selecionado para importantes projetos, como Novos Talentos do Jazz, Festival de Jazz da Savassi, Conexão Vivo, Festa da Música, Festival de Jazz de Ouro Preto, MIMO, entre outros. Tocou ao lado de nomes consagrados como Wagner Tiso, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa, na programação do festival Natura Música Minas e, em 2012, foi selecionado via edital para a maior feira de world music do mundo, a WOMEX (World Expo Music), realizada em Thessaloniki, na Grécia.
Projeto Música no Museu da Pampulha e Abílio Barreto (Domingo no Museu)
Realizado pela Veredas Produções, idealizado pela artista e produtora cultural Rose Pidner e tradicional no cenário cultural de Belo Horizonte e do estado, o projeto Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) apresenta ao público, há mais de 20 anos, ícones da música brasileira em um dos cartões postais da capital, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), que integra o conjunto arquitetônico da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. O projeto já recebeu artistas como Ná Ozzetti, Paulo Belinatti, Juarez Moreira, Trio Madeira Brasil, Wagner Tiso, Henrique Cazes, Paulo Freire, André Mehmari, Marcos Sacramento, Soraya Ravenle, Fabiana Cozza, Bianca Gismonti, entre muitos outros. A realização do projeto atua ativamente, desde o ano 2000, na consolidação e cada vez mais promoção dos equipamentos museológicos, como um espaço de lazer e cultura para os belo-horizontinos e turistas que acessam a cidade.
Com o objetivo e a oportunidade de seguir ocupando museus do município, o projeto se mantém como importante instrumento de união das áreas culturais: música e artes, plásticas e históricas. Iniciada em agosto, uma nova fase composta por 03 Edições, passou a ocupar a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado no Bairro Cidade Jardim, garantindo às condições técnicas necessárias para atendimento do espaço, artistas e público, com a terceira e última data previstas para 25 de setembro, encerrando a temporada do ano 2022, com o show de celebração dos 40 anos de carreira do compositor, cantor e violonista Paulinho Pedra Azul.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
SERVIÇO
Domingo no Museu: Thiago Delegado
Dia 4 de setembro, às 11h30
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim – BH
Acesso gratuito
Informações: (31) 3222-5271 / www.veredasproducoes.com.br