“Para Ouvir o Samba”: Luís Filipe de Lima e Pedro Miranda no Domingo no Museu

O projeto Domingo no Museu passa à sua segunda fase de itinerância em 2022, aportando no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) para uma série de três shows. O primeiro deles, no dia 14 de agosto, celebra o gênero mais popular do país, com o show “Para Ouvir o Samba”, que reúne dois grandes nomes do gênero: o violonista e pesquisador Luís Filipe de Lima e o cantor e compositor Pedro Miranda. A apresentação tem horário marcado para as 11h30 e a entrada é gratuita e livre, sem necessidade de retirada de ingressos. O projeto Domingo no Museu é uma realização da Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Para Ouvir o Samba” tem como ponto de partida o livro homônimo, lançado por Luís Filipe de Lima no início de 2022, fruto de ampla e rica pesquisa que lança um olhar sobre o o percurso histórico do samba urbano carioca, suas vertentes e personagens. A obra tem prefácio assinado por Nei Lopes, cantor, compositor e estudioso da maior importância. A contracapa é de ninguém menos que Martinho da Vila.

No show, a literatura ganha a voz e os timbres desse duo afinado e comprometido a compartilhar um gênero musical tipicamente brasileiro. Pedro e Luís Filipe vão passear pelo samba de terreiro, samba-choro, partido-alto, samba-canção, samba-enredo, pagode dos anos 80, samba de breque, sambalanço, bossa nova e samba sincopado. O repertório traz composições de grandes mestres como Zé Kéti, Ismael Silva, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Silas de Oliveira, Jovelina Pérola Negra, Chico Buarque, Tom Jobim e Ary Barroso.

Luís Filipe de Lima é violonista, compositor, arranjador, jornalista e doutor em comunicação e cultura pela UFRJ. Filho do ator e diretor teatral Luís de Lima e discípulo de Dino 7 Cordas, Luís Filipe trafega desde o início de sua carreira entre as diversas formas de expressão no palco. Participou de novelas, peças de teatro e, na música, já trabalhou com gente da importância de Ivone Lara, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Elton Medeiros, Wilson Moreira, Nei Lopes, Elza Soares, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Wilson das Neves, Bezerra da Silva e Monarco, entre tantos outros.

Pedro Miranda é um dos talentos projetados no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, na década de 2000. Com quatro álbuns solo já lançados, participou de registros com os grupos Samba de Fato, Grupo Semente – ao lado da cantora Teresa Cristina – Cordão do Boitatá, Samba da Gávea e Segunda Lapa.

 

 

Domingo no Museu

Realizado pela Veredas Produções, idealizado pela artista e produtora cultural Rose Pidner e tradicional no cenário cultural de Belo Horizonte e do estado, o projeto Música no Museu/Domingo no Museu apresenta ao público, há mais de 20 anos, ícones da música brasileira em um dos cartões postais da capital, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), que integra o conjunto arquitetônico da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. O projeto já recebeu artistas como Ná Ozzetti, Paulo Belinatti, Juarez Moreira, Trio Madeira Brasil, Wagner Tiso, Henrique Cazes, Paulo Freire, André Mehmari, Marcos Sacramento, Soraya Ravenle, Fabiana Cozza, Bianca Gismonti, entre muitos outros. A realização do projeto atua ativamente, desde o ano 2000, na consolidação e cada vez mais promoção dos equipamentos museológicos, como um espaço de lazer e cultura para os belo-horizontinos e turistas que acessam a cidade.

Com o objetivo e a oportunidade de seguir ocupando museus do município, o projeto se mantém como importante instrumento de união das áreas culturais. A partir de agosto, em uma nova fase composta por três edições, passa a ocupar a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado no bairro Cidade Jardim, garantindo às condições técnicas necessárias para atendimento do espaço, artistas e público, nas datas previstas para 14 de agosto, 04 de setembro e 25 de setembro.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

Serviço

Domingo no Museu apresenta: “Para Ouvir o Samba”, com Pedro Miranda e Luís Filipe de Lima
Dia 14 de agosto, às 11h30
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim – BH
Acesso livre e gratuito, sem retirada de ingressos
Informações: (31) 3222-5271 / www.veredasproducoes.com.br