Estão abertas a partir desta segunda-feira, 11 de abril, as inscrições para o Edital Série BH Instrumental 2022. O edital se propõe a ser um elo entre a produção musical que acontece fartamente em Belo Horizonte e região metropolitana com atrações de outras cenas da música instrumental brasileira. Em 2022, confiante no avanço da vacinação contra a Covid-19 e no controle da pandemia por meio dos protocolos sanitários adequados, a Veredas Produções retoma este mecanismo que é o Edital, vislumbrando o reencontro com as plateias nos espaços públicos da cidade e também garantindo aos artistas a retomada deste lugar já tradicional de apresentação e fruição artística.
As inscrições serão 100% online, entre os dias 11 de abril e 9 de maio (até as 18h). O Edital completo e formulário de inscrição estão disponíveis ao final desta página.
Nesta edição, o Edital volta a funcionar sobre suas bases tradicionais: serão duas categorias – Novos Talentos e Circulação – e os artistas selecionados vão integrar a programação de cada edição do projeto Série BH Instrumental, em shows de abertura, que serão realizadas ao longo do ano de 2022, no formato presencial.
O edital é aberto a artistas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana e não se limita a um gênero ou ritmo específico dentro do universo da música instrumental. Na categoria Circulação, podem se inscrever artistas ou grupos que acumulem, comprovadamente, experiência na cena mineira. Não há limitação de idade. A categoria Novos Talentos, por sua vez, é voltada para artistas ou grupos cuja faixa etária não ultrapasse os 30 anos. Não é exigida comprovação nesta categoria, que vem justamente abrir espaço para iniciantes na carreira e no cenário musical profissional.
Esta é a oitava edição do Edital e já se apresentaram na Série BH Instrumental, por meio dele, artistas de altíssimo nível e reconhecidos por suas obras, a exemplo de Rafael Martini, Luísa Mitre, Semreceita, Túlio Araújo, Senta a Pua Gafieira, Serginho Silva, Wilson Dias, entre outros, além de jovens talentos que hoje se destacam na cena mineira, como o baterista Estevan Barbosa, o guitarrista Daniel Souza e o violonista Matheus Luna.
Nos bastidores, contribuindo com a seleção de propostas, a curadoria do Edital Série BH Instrumental já contou com grandes mestres da nossa música, como Célio Balona, Sergio Santos, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Chico Amaral.
É um mecanismo que fomenta a cena local, ao proporcionar um palco democrático, aberto e de acesso gratuito, que colabora para ampliar o lugar da música instrumental feita na cidade para a própria cidade, além de promover o diálogo dos artistas daqui com nomes da cena nacional que vêm se apresentar na cidade.
Desde sua concepção, em 2014, o Edital da Série BH Instrumental para artistas locais, realizado pela Veredas Produções, conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.
Projeto Série BH Instrumental
Realizado pela Veredas Produções, há aproximados 15 anos, com idealização de Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
ACESSE O EDITAL E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: