Em outubro, a Unimed-BH, o Instituto Unimed-BH e a Veredas Produções realizaram o Concurso Musical Unimed-BH 50 Anos, para revelar e valorizar talentos dos médicos que, além de cuidar da saúde de seus pacientes, praticam, pela música, também uma outra forma de cuidar. A ação celebrou o Dia do Médico, comemorado no dia 18, e também os 50 anos da cooperativa.
O concurso foi dividido em duas categorias: Novos Talentos, para aqueles que vivem a música de um lugar mais de diversão, e Cena Musical, contemplando aqueles que têm, paralelamente à medicina, uma inserção profissional no mercado musical. Em cada categoria, foram selecionados três finalistas, pela comissão formada pelos músicos Célio Balona e Henrique 7 Cordas, pela Dra. Lidiane Magalhães Lemos, médica cooperada e membro do Conselho Instituto Unimed-BH, e Paola Berto, gestora e atual curadora da Veredas Produções.
Para ambas as categorias, foi preparada cuidadosamente uma agenda de ensaios com estrutura profissional e oferecida toda a logística de pré-produção. E, no caso da categoria Novos Talentos, os selecionados ainda vivenciaram uma mentoria artística coordenada pela cantora Lívia Itaborahy e pelo violonista Lucas Telles, também responsável pelos arranjos. A Veredas Produções foi responsável pela criação do formato do concurso e produção artística e executiva.
Todos os finalistas tiveram seus números musicais captados com estrutura profissional artística de audiovisual e som, no palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e foram anunciados posteriormente em cerimônia especial transmitida pela internet, cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19.