Um dos grandes instrumentistas brasileiros, reconhecido aqui e além fronteiras ao longo de uma extensa carreira, o trombonista Raul de Souza comemora os 85 anos de vida em ótima forma, a plenos pulmões, e nós vamos estar juntos nesta celebração. Ele, que é nosso convidado na edição de agosto da Série BH Instrumental, completa a idade exatamente um dia antes da apresentação no nosso palco da Praça Floriano Peixoto, que é gratuita e ainda contará com a apresentação do pianista Rafael Martini, que inicia a noite com seu premiado trabalho “Vórtice”. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com patrocínio do Instituto Unimed-BH, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.
———————————————-SAIBA MAIS
RAUL DE SOUZA | João José Pereira de Souza é o nome de batismo, mas foi com o nome artístico Raul de Souza, uma sugestão de Ary Barroso, que o trombonista e saxofonista marcou sua identidade mundo afora como um dos mais celebrados instrumentistas brasileiros. nasceu no dia 23 de agosto de 1934, no Rio de Janeiro. Começou a tocar trombone aos 16 anos, na banda da Fábrica de Tecidos de Bangu. Em 1957, fez sua primeira gravação, ao lado da Turma da Gafieira, que reunia músicos como Baden Powell, Edison Machado e Sivuca. Em 1965, gravou seu primeiro disco solo, “À vontade mesmo”. De lá pra cá, já foram 20 discos-solo gravados, além de outros tantos em grupos e projetos especiais ao lado de outros grandes nomes da música do mundo todo, como Sergio Mendes, Milton Nascimento, George Duke, Sonny Rollins, Flora Purim, Airto Moreira e Cal Tjader. Os principais festivais de jazz internacionais já o receberam. Viveu parte da sua vida nos Estados Unidos e nos últimos anos se divide entre a França e o Brasil. Ele ainda inventou o seu “souzabone”, um trombone elétrico com quatro válvulas, uma das quais cromáticas, afinado em dó. No show que apresenta na Série BH Instrumental, ele vem acompanhado de um time de tirar o fôlego: Fábio Torres no piano, Paulo Paulelli no baixo e Márcio Bahia na bateria.
RAFAEL MARTINI | Compositor, arranjador, pianista e professor, eleito pela terceira vez vencedor do Prêmio BDMG Instrumental, vai apresentar o show “Vórtice”, com uma formação inusitada: dois pianistas/tecladistas no palco, acompanhado por Davi Fonseca (piano/teclado), Paulim Sartori (baixo) e Yuri Vellasco (bateria). Neste trabalho, em especial, o músico passeia por elementos da música instrumental brasileira, lançando-os para o rock e à música eletrônica. Dono de uma personalidade musical inconfundível e de fato uma referência de sua geração, Martini foi escolhido para a programação da temporada 2019 da Série BH Instrumental por meio do Edital BH Instrumental, que traça sempre um panorama do que há de melhor na produção atual nascida em Belo Horizonte.
SERVIÇO
Série BH Instrumental apresenta: Raul de Souza – 85 anos e Rafael Martini Quarteto
Dia 24 de agosto, às 19h30
Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia
Informações – 3222 5271
Classificação livre
ACESSO GRATUITO!