Galeria

05/08/2012

Canción Necesaria - Cecílica Stanzione e Mário Sève

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

Domingo no Museu

Leva para o palco do Museu de Arte da Pampulha grandes nomes da música mineira e brasileira, como Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos, Vânia Bastos, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Juarez Moreira, entre outros, mesclando MPB, samba e a musica instrumental. O Projeto acontece sempre no primeiro domingo do mês, às 11h00, no auditório do MAP com ingressos a preços populares.

Canción Necesaria - Cecílica Stanzione e Mário Sève 05/08/2012

77

PARCERIA QUE ENVOLVE, ENCANTA E DÁ LIGA

O Projeto Domingo no Museu lança, em BH, o trabalho da dupla formada pelo instrumentista brasileiro Mário Sève e pela intérprete argentina Cecília Stanzione, “Canción Necesaria”

 

A capital mineira receberá no primeiro domingo de agosto, dia 5, às 11 horas, mais uma atração do projeto desenvolvido pela Veredas Produções, o Domingo no Museu. A paisagem do Museu de Arte da Pampulha (MAP) será cenário para o show inédito dos compositores Cecília Stanzione e Mário Sève, que interpretarão as canções autorais do álbum Canción Necesaria, apresentado pela primeira vez em Belo Horizonte.

 

O show e o álbum da cantora de Buenos Aires e do saxofonista e flautista carioca são resultado de uma surpreendente e inédita parceria musical, inicialmente, à distância. Os primeiros contatos desta dupla foram em meados de 2008, quando Cecília, ao navegar pela rede social MySpace, encontrou as canções do álbum Casa de Todo Mundo, de Mário Sève. A partir da amizade virtual, começaram a pensar em um projeto musical e via emails e Skype, iniciaram os trabalhos de composição. Após cinco meses do inesperado encontro, os músicos se conheceram pessoalmente, durante uma participação de Sève em uma gravação na capital argentina.

 

Desta inusitada união, as melodias brasileiras de Sève, e as letras em castelhano de Cecília, se mesclaram e proporcionaram a sonoridade que o público mineiro poderá conferir na apresentação em BH, além dos motivos que fizeram da dupla um sucesso de crítica e de público.

 

Para o jornalista e crítico Juarez Fonseca, que elegeu o Canción Nesaria um dos dez melhores álbuns de 2011 no sul do país, os compositores Mário Sève e Cecília Stanzione são protagonistas de uma história fantástica e de um disco raro, como afirmou, também, Leonardo Lichote, do O Globo/RJ. “A cantora e o instrumentista promovem um diálogo entre as tradições brasileiras e argentina, com elegância”.

 

O jornalista Carlos Callado, da Folha de São Paulo, ainda vê essa união como um presente para os brasileiros. “É animador ver aumentar as parcerias com países latino-americanos. Quem mais ganha são os brasileiros, que ainda interagem pouco com a rica diversidade musical do continente”, afirmou.

 

No repertório da dupla latino-americana, uma deliciosa mistura de estilos, como o samba, o choro, o tango, a milonga, a valsa, o chamamé, a modinha e a zamba. Para acompanhar este passeio pelas culturas musicais brasileiras e argentinas, Cecília (voz, piano e caixa) e Mário (sax soprano, tenor e flautas) contarão com a participação dos músicos João Bustamante (cello) e de Matias Arriazu (violão de oito cordas).

 

Com este trabalho, os músicos latino-americanos já se apresentaram em importantes palcos no Brasil. As canções de Canción Necesaria já puderam ser ouvidas pelo público do Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural do Rio de Janeiro; SESC Santana, em São Paulo; Santander Cultural, em Porto Alegre; Centro de Referência da Música Carioca, com o músico Guinga; e em Lima, no Peru, na programação cultural da Embaixada Brasileira.

 

Conheça mais sobre a dupla:

- Cecílica Stanzione

Entre 1997 e 2003, integrou o grupo de Chango Farias Gomez, “La Manija”, como primeira voz, apresentando-se em Buenos Aires e Porto Alegre. Como cantora solo, gravou em 2006 seu primeiro álbum, “Cada Silêncio”, que inclui temas de sua autoria e arranjos do músico uruguaio Daniel Maza. Em jullho de 2011, apresentou-se ao lado de Elomar Figueira Melo, no espetáculo “Aires del Tango”. Foi intérprete dos temas principais para os filmes Apasionados”, de Juan José Jusid; Hermanas, de Julia Solomonoff, e No debes estar aqui, coprodução espanhola de Jacobo Rispa. Foi dubladora, autora e compositora em filmes de Manuel Garcia Ferre. Atuou como diretora vocal dos musicais Pingo Argentino e Cabaret, em Buenos Aires.

 

- Mário Sève

O saxofonista, flautista, compositor e arranjador é integrante dos grupos Nó em Pingo D’Água, Aquarela Carioca e da formação de Paulinho da Viola. Foi diretor artístico do Centro de Referência da Música Carioca e assina, como autor, os livros “Vocabulário do Choro” (Lumiar/1999); “Songbook do choro”, volumes 1, 2 e 3 (Editora Irmãos Vitale/2011) e “Choro Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda”, volumes 1 e 2 (Editora irmãos Vitale/ 2010 e 2011). Em sua discografia, gravações e atuações com Marcelo Fagerlande, Daniela Spielmann. David Ganc, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Macalé, Alceu Valença, Leila Pinheiro, Moraes Moreira, entre outros. Seu primeiro trabalho solo foi gravado em 2007, intitulado Casa de todo mundo.

 

SERVIÇO:

Domingo no Museu – Lançamento do álbum “Canción Necesaria” – Cecilia Stanzione e Mário Séve

Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílo Negrão de Lima, 16585)

Data: Dia 5 de agosto, às 11 horas

Ingressos à R$10 (inteira) – Renda revertida para a conservação do MAP

Locais de venda: Museu de Arte da Pampulha, Loja Acústica CD’s (Rua Fernandes Tourinho, 300) – A partir do dia 30/07

Informações: (31) 3277-7996