Galeria

12/08/2011

Egberto Gismonti & Orquestra Corações Futuristras

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Egberto Gismonti & Orquestra Corações Futuristras 12/08/2011

52

A Série BH Instrumental é uma realização da Veredas Produções em parceria com o Instituto Unimed-BH, através de doações de pessoas físicas e conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Um dos mais prestigiados artistas da cena musical brasileira contemporânea, EGBERTO se apresenta com a ORQUESTRA CORAÇÕES FUTURISTAS, formada por jovens de um projeto de educação musical que, desde os dez anos, estudam as obras de grandes compositores brasileiros.

O concerto faz parte da Série Instrumental, que vem apresentando espetáculos de qualidade na cidade. O grupo vem fazendo apresentações elogiadas em diversos espaços e cidades. Em setembro de 2010 participaram da Mostra Internacional de Olinda (MIMO), com dois concertos. Nos Arcos da Lapa, tocaram para 5 mil pessoas, no projeto Brasilidade na Rua. E no Teatro Castro Alves fizeram show para casa lotada, dentro do X Mercado Cultural.

Em fevereiro deste ano estiveram na série Concertos no Jardim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, também com lotação completa. E receberam convite para uma apresentação no Festival Europália, na Bélgica, no início do que promete ser uma longa e bem sucedida carreira internacional.

A conexão de Egberto com os jovens músicos começou em 2008, quando a música do compositor foi estudada no projeto. A Orquestra era dirigida pela educadora e diretora Tina Pereira que, após o estudo, marcava apresentações nos teatros do Rio. O músico se envolveu diretamente no processo de escolha do repertório e de encaminhamento das apresentações.

A relação entre eles ficou ainda mais forte com o súbito falecimento de Tina Pereira. Egberto escolheu 22 integrantes e passou a trabalhar com eles. Participaram de trilhas sonoras para cinema e teatro, compostas pelo músico fluminense, e ampliaram a parceria, com uma série de apresentações que agora chega a Belo Horizonte.

Um encontro revigorante, de jovens talentos com um veterano de rigor e originalidade reconhecidos por especialistas e públicos. E que tem tudo para emocionar a platéia do mais novo espaço da cidade, o teatro SESC PALLADIUM.


INSTITUTO UNIMED

O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ela atua.

Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, através de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet.


PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA EGBERTO GISMONTI E ORQUESTRA CORAÇÕES FUTURISTAS
Teatro SESC Palladim - Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro
Dias 12 (sexta-feira) e 13 (sábado)   de agosto –  às 21  horas
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Informações- 32145350 – Bilheteria: 32145360
Apoio Institucional: Instituto Unimed BH