Galeria

30/04/2011

Siricotico

Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Siricotico 30/04/2011

44

SIRICOTICO ABRE SÉRIE BH INSTRUMENTAL

A primeira edição de 2011 do projeto Série BH Instrumental  traz ao palco da Praça da Saúde, o  grupo “Siricotico”, no dia 30 de abril, sábado, às 11 horas. O grupo promete uma apresentação diferente, pois possui uma característica marcante, a ousadia nos arranjos, mas sempre respeitando a estrutura e a linguagem do choro.

O grupo “Siricotico” é o próximo convidado do Instituto Cultural Aletria para se apresentar na Feira do Choro (Feira Tom Jobim - Avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo). O grupo promete uma apresentação diferente, pois possui uma característica marcante, a ousadia nos arranjos, mas sempre respeitando a estrutura e a linguagem do choro.

O projeto Série BH Instrumental terá espetáculos mensais, alternando entre os espaços das Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em Santa Efigênia.

Entre as atrações, já estão confirmadas as presenças do saxofonista Cleber Alves, no dia 13 de maio (Praça Floriano Peixoto); do grupo de choro Flor de Abacate (Praça da Saúde) em 11 de junho e da Grupo Pau Brasil e o cantor Renato Braz como convidado (Praça Floriano Peixoto), em 8 de julho.

A Série BH Instrumental é uma realização da Veredas Produções em parceria com o Institucional do Instituto Unimed-BH, através de doações de pessoas físicas e conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fazendo parte do Circuito UNIMED-BH.

A formação atual reúne músicos experientes e premiados  Humberto Junqueira (violão de sete cordas), Marcos Frederico (bandolim), Francisco Bastos (flauta e cavaquinho), Felipe Bastos (percussão) o grupo está junto desde 2002 e foi criado por músicos que tinham interesse na pesquisa e performance da música brasileira Desde então, tem contribuído para a divulgação, ampliação e valorização do choro, especialmente na capital mineira. No repertório estão clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Noel Rosa, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Chico Mário, Chiquinha Gonzaga, Garoto e outros, além de composições próprias.

Em 2009 o grupo gravou um CD em que retoma composições de Francisco Mário – grande compositor brasileiro ainda pouco executado e divulgado –, além de músicas autorais.
O grupo participou, em 2008, do Festival Sesc Rio em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Além dos shows, os integrantes ministraram workshops sobre música instrumental. Em dezembro de 2007, o Siricotico foi convidado pela Prefeitura de Belo Horizonte a se apresentar na comemoração do 110º aniversário da capital e, no mesmo ano, o grupo foi finalista do 1º festival de Choro da Casa Gilson (Belém do Pará) com o choro autoral “Siricotico”. Em 2009, prepara-se para lançar o primeiro álbum com músicas do compositor mineiro Chico Mário e composições próprias.


MARCOS FREDERICO (bandolim) também é produtor e autor e  foi eleito melhor instrumentista de 2010 no exigente projeto BDMG Instrumental. Tem um disco individual lançado, “Sinuca Tropical”.  

HUMBERTO JUNQUEIRA (violão 7 cordas) é arranjador, professor e também esteve entre os vencedores do BDMG Instrumental de 201º. Está em fase de conclusão de seu mestrado em música pela UFMG.

FRANCISCO BASTOS (flauta e cavaquinho) é arranjador e compositor. Já acompanhou Elza Soares e diversos artistas da MPB. É formado em música pela UFOP e tem grande experiência como músico de samba e choro.

FELIPE BASTOS (percussão)  termina em breve sua graduação na UFMG, no curso de percussão. Participa de vários grupos da capital mineira, inclusive o grupo de percussão da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.

INSTITUTO UNIMED


O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ela atua.

Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, através de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet.

CIRCUITO UNIMED-BH

A Unimed-BH inaugura, neste mês, a Praça da Saúde, em comemoração aos seus 40 anos, e leva para este espaço de convivência o Circuito Unimed-BH.

O Circuito, realizado pelo Instituto Unimed-BH, é um ciclo especial de atrações gratuitas que tem como objetivo envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, através da realização de atividades físicas, de lazer e cultura.

A experiência bem sucedida beneficiou, em novembro e dezembro de  2010, na Praça Floriano Peixoto, mais de 3.000 pessoas que participaram de aulas de Tai Chi Chuan e caminhada orientada e atrações culturais.

Em 2011, o Circuito Unimed-BH retorna, neste mês, com sua programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa, Praça da Saúde e Floriano Peixoto, com atividades culturais mensais, até o final do ano.

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA SIRICOTICO
Praça da Saúde (Av. Silva Lobo, S/N – Grajaú – Em frente à feira de Artesanato)
Dia 30 de Abril – Sábado – às 11 horas
Informações- 32225271
Apoio Institucional: Instituto Unimed BH
Entrada Franca