Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Wagner Tiso 05/06/2009

20

WAGNER TISO EM 7 TEMPOS NO BH INSTRUMENTAL

O pianista mineiro experimenta o prazer de unir música erudita e popular.

No próximo dia 5 de junho, o projeto BH Instrumental traz de volta a Belo Horizonte o compositor e instrumentista Wagner Tiso no espetáculo “7 Tempos”, uma grande celebração em torno da cultura e da história musical do país, tendo como suporte um repertório que une as canções célebres de Tiso a pérolas de outros compositores, entre os quais estão Ary Barroso, Jacó do Bandolim, Edu Lobo e Milton Nascimento.

O BH Instrumental é uma realização da Veredas Produções com o apoio institucional do Instituto Cidadania Unimed-BH através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além de escolher a dedo o repertório, o compositor só convocou instrumentistas de talento indiscutível: Marcio Malard e Cid Ornelas (cello), Mingo Araújo e Diego Zangado (percussão), Andre Boxexa (bateria), Maestro Carlos Prazeres (oboé), João Baptista (contrabaixo) e Victor Biglione (violão), que são, também, parceiros de longa data na vida e na obra de Tiso. Não à toa ele define “7 Tempos” como uma festa entre amigos, pela descontração que ele e os músicos buscam imprimir à sonoridade e ao clima das apresentações.

Quanto aos arranjos, preparados especialmente para a apresentação, Wagner Tiso adianta que buscou explorar a diversidade sonora do Brasil, propondo interpretações suingadas, marcadas por uma fusão de jazz, samba, choro, bossa, baião com elementos da música de Minas e até mesmo de certas latinidades. Tudo marcado por andamentos dinâmicos e bem cadenciados.

Sucesso de público e crítica, em sua primeira participação no projeto (então chamado Série Instrumental), em novembro de 2008, o espetáculo lotou por duas noites o Grande Teatro do Palácio das Artes.

O PROJETO

BH Instrumental é o nome adotado a partir de 2009 pela Série Instrumental, projeto consolidado na cena cultural belo-horizontina, capitaneado pela Veredas Produções. O re-batismo não afeta a essência do projeto, que, realizado nos anos de 1997, 1998 e 2008, já trouxe a Belo Horizonte um rol extenso de importantes artistas que se dedicam à música instrumental, em shows de altíssima qualidade, com completa infra-estrutura e ingressos acessíveis.

Como um dos objetivos do projeto é a formação de público, o BH Instrumental, ao longo do ano, ainda vai oferecer quatro ensaios abertos para estudantes da rede pública municipal e estadual.

BH Instrumental
Wagner Tiso e Banda – 7 Tempos
Local: Praça Floriano Peixoto, em frente ao 1° Batalhão de Polícia,
Bairro Santa Efigênia
Data: dia 5 de junho - sexta-feira- 20 horas
GRATUITO
Maiores Informações- 3222 5271