Galeria

09/12/2009

Nelson Freire

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Nelson Freire 09/12/2009

18

NELSON FREIRE DE VOLTA A BH PARA DUAS APRESENTAÇÕES

Nos dias 9 E 10 de novembro, Belo Horizonte vai receber o grande pianista Nelson Freire,  em mais uma edição do projeto BH Instrumental, uma realização da Veredas Produções com o apoio institucional do Instituto Cidadania Unimed-BH através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apontado em 2.000 entre os 70 pianistas mais destacados do século XX e nomeado em 2002 “Concertista do ano” no prêmio “Victoires de La Musique”, Nelson Freire é anualmente solicitado para os palcos  mais prestigiados do mundo.
Sua carreira estende-se por todos os continentes e divide-se entre recitais solo, concertos com orquestras e gravações de CDs.

Solista das maiores orquestras internacionais como Filarmônica de Berlim, Gewandhaus de Leipzig, Filarmônica de Munique, Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, Filarmônica de São Petersburgo, Sinfônica de Viena, Orquestra de Nova Iorque, Filadelfia, Montreal dentre outras, colaborou com maestros do porte de Pierre Boulez, Riccardo Chailly, Dutoit Charles, Lorin Maazel, Kurt Mazur, Seiji Osawa, Yuri Temirkanov e André Previn.
Com discos gravados pelos principais selos da música erudita, como Sony Classical, Deutsche Grammophon, Teldec e Philips, a partir de 2001, Nelson Freire passou a gravar com exclusividade para a Decca.

Os cds dedicados a Chopin, Schumann assim como os Concertos número 1 e 2 de Brahms sob a regência de Ricardo Chailly, receberam os mais prestigiados prêmios: Diapason d’Or, Grand Prix de l’Académie Charles Cros e Choc da Revista Le Monde de La Musique, Classic FM Gramophone Awards 2007, Grammy Awards de 2007 e a gravação dos 24 Prelúdios de Chopin, para a CBS, recebeu o Prêmio Edison.

Em 2007 foi nomeado “Comendador das Artes e das Letras” pelo governo francês.
Com a pianista Martha Argerich, realiza freqüentes turnês pelo Japão, Estados Unidos, Argentina, Brasil e acaba de lançar cd gravado no último mês de agosto ao vivo no festival de Salzburgo.

Nelson Freire, mineiro de Boa Esperança, teve sua vida e os 50 anos de carreira registrados em filme por João Moreira Salles. O filme, lançado em 2003, foi detentor de dois prêmios no “Grande Prêmio Cinema Brasil”, nas categorias de Melhor documentário e Melhor som.

O PROJETO

BH Instrumental é o nome adotado a partir de 2009 pela Série Instrumental, projeto consolidado na cena cultural belo-horizontina, capitaneado pela Veredas Produções. O re-batismo não afeta a essência do projeto, que, realizado nos anos de 1997, 1998 e 2008, já trouxe a Belo Horizonte um rol extenso de importantes artistas que se dedicam à música instrumental, em shows de altíssima qualidade, com completa infra-estrutura e ingressos acessíveis.

Como um dos objetivos do projeto é a formação de público, o BH Instrumental, ao longo do ano, ainda vai oferecer quatro ensaios abertos para estudantes da rede pública municipal e estadual.

BH Instrumental apresenta
NELSON FREIRE
Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)
Data: dia 9 E 10 DE NOVEMBRO  - Segunda e Terça Feira
Horário: 21 horas
Ingressos a R$ 30,00 – R$ 15,00 Meia entrada
Telefone de informações: 3236 7400 / 38895709