Galeria

17/09/2016

Projeto BH Instrumental apresentou CONJUNTOS ISTO É NOSSO E 13 CORDAS

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Projeto BH Instrumental apresentou CONJUNTOS ISTO É NOSSO E 13 CORDAS 17/09/2016

164

Tem choro na praça

Praça da Saúde terá manhã musical com shows do Conjunto Isso é Nosso e 13 Cordas

No sábado, dia 17 de setembro, a partir das 11h, a Praça da Saúde receberá uma dobradinha musical, realizada pelo Instituto Unimed-BH, em parceria com a Veredas Produções. A série BH Instrumental apresentará o Conjunto Isto é Nosso, que abrirá a programação com o show “Isto é Nosso”, e o 13 Cordas, formado por Carlos Walter, Sílvio Carlos e Analu Braga, com “O Violão e o Choro”. O acesso é gratuito.

Selecionados pelo edital 2016 do Bandas Instrumentais – Circuito Instituto Unimed-BH, que escolheu grupos regionais para apresentar ao público seus trabalhos, o Conjunto Isto é Nosso trará repertório autoral, clássicos do choro e composições menos conhecidas pelo público. Criado em 2014, o grupo é formado por jovens músicos que se conheceram nas rodas de choro de BH, Thiago Balbino (bandolim), Pedro Alvarez (flauta), Gustavo Monteiro (violão de 7 cordas), Ártur Pádua (violão de 9 cordas), Daniel Nogueira (cavaquinho) e Ronaldo Pereira (pandeiro). Seus integrantes destacam o modo regional de tocar o choro e reforçam a renovação do gênero na capital.

Completando a manhã de muita música, o 13 Cordas apresentará a sonoridade do violão brasileiro com temas próprios e consagrados, de autores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Garoto, Dilermando Reis, Paulinho Nogueira, Baden Powell, Hermeto Pascoal, entre outros. Carlos Walter, Sílvio Carlos e a percussionista convidada Analu Braga mostrarão também outras vertentes, como o maxixe, choro-sambado, choro-canção e valsa choro, em uma alegre roda de choro.

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Em 2015, as iniciativas beneficiaram cerca de 1,5 mil pessoas diretamente e indiretamente.

 

Circuito Instituto Unimed-BH

Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura em espaços públicos: Praças da Saúde, Floriano Peixoto e Praça Milton Campos, em Betim. Em 2015, foram realizadas 36 apresentações culturais, com platéia de mais de 23 mil pessoas, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Projeto BH Instrumental

Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o apoio institucional do Instituto Unimed-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio de doações de pessoas físicas.

 

Serviço

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA Conjunto Isto é Nosso e 13 Cordas

Dia 17 de setembro – sábado, às 11h

Praça da Saúde – Bairro Grajaú (Av. Silva Lobo)

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio: Instituto Unimed-BH