Galeria

03/09/2016

Projeto Música nas Praças apresentou MAURÍCIO TIZUMBA E O TAMBOR MINEIRO

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

Música nas Praças

Projeto Música nas Praças apresentou MAURÍCIO TIZUMBA E O TAMBOR MINEIRO 03/09/2016

161

Música nas Praças chega à Pedro Leopoldo

 

O consagrado Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro apresentam o ritmo, as raízes e a tradição do congado em Minas Gerais

 

Com 38 anos de carreira, Maurício Tizumba construiu uma carreira consagrada, reconhecida por divulgar e valorizar a arte afro-brasileira, principalmente o congado mineiro. No dia 3 de setembro, às 21h, o músico se apresentará em Pedro Leopoldo, na Praça da Estação, ao lado de um dos seus projetos mais importantes, o Tambor Mineiro. O show, gratuito, faz parte da programação do Música nas Praças, realizado pela Veredas Produções, com patrocínio da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma.

Nascido e criado no terreiro de congado, Maurício Tizumba desenvolve um trabalho voltado para a ampliação do acesso à cultura popular no estado, com atividades em ruas e praças, democratizando a arte e envolvendo todas as classes e grupos sociais. Sua música foi para além dos horizontes das Minas Gerais, e chegou até Milão, França, Alemanha e Nova York.

Em 2002, Tizumba deu vida ao Tambor Mineiro, que o acompanha em shows por todo o país e também no exterior. O projeto tem o objetivo de dar maior visibilidade à cultura afro-mineira. Nos encontros, os alunos aprendem sobre o congado mineiro, em um processo essencialmente prático, no qual Tizumba compartilha ritmos, cânticos e passos de dança. De forma lúdica, o músico desenvolve em cada um dos participantes a habilidade natural de tocar instrumentos percussivos e unir todos esses elementos do congado de forma harmônica e sincronizada.

Nos cursos e oficinas, os alunos também aprendem a construir seus próprios instrumentos de percussão. Ao final desse processo, eles continuam se encontrando para aperfeiçoar e desenvolver esse entrosamento. Muitos desses encontros são abertos ao público, que tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa cultura.

Música nas Praças

A programação do projeto pretende chegar nesta edição a cinco cidades mineiras: Sete Lagoas, Divinópolis, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Belo Horizonte. Chancelado pela Veredas Produções, empresa que realiza há 21 anos eventos e festivais em Belo Horizonte, como o “Série Instrumental”, “Festa da Música” e “BH Instrumental”, o Música nas Praças vai promover apresentações gratuitas em espaços públicos, com a participação de músicos, instrumentistas e cantores consagrados. Esta é uma oportunidade de levar a música dos grandes teatros e palcos para as praças do nosso estado.

Vivo Transforma

O projeto Música nas Praças está entre os projetos mineiros apoiados pela plataforma Vivo Transforma, criada pela Vivo em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas essencialmente à música. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.

SERVIÇO:

Música nas Praças apresenta Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro

Local: Praça da Estação – Pedro Leopoldo/MG

Data: Dia 3 de setembro, às 21h

Entrada gratuita

Informações: 31 3222-5271

Acesse o site: www.veredasproducoes.com.br



Assessoria de imprensa – Beth Santos