Galeria

27/08/2016

Projeto Série BH Instrumental apresentou RENATO BORGHETTI QUARTETO, ABERTURA LUCAS TELLES TRIO

Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Projeto Série BH Instrumental apresentou RENATO BORGHETTI QUARTETO, ABERTURA LUCAS TELLES TRIO 27/08/2016

156

Renato Borghetti Quarteto lança “Gaita na Fábrica” na Praça Floriano Peixoto

BH Instrumental apresentará o novo trabalho do quarteto, que contará com a abertura do Lucas Telles Trio

 

A Praça Floriano Peixoto será palco para mais um lançamento do cenário instrumental. A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções em parceria com o Instituto Unimed-BH, apresentará o lançamento do CD Gaita na Fábrica, do Renato Borghetti Quarteto, dia 27 de agosto, a partir das 19h30. Quem abrirá a noite de música serão os mineiros do Lucas Telles Trio, formado pelos jovens Lucas Telles, Bruno Vellozo e Gabriel Bruce, representantes da nova geração da música instrumental em Minas Gerais. As atrações também integram o projeto Circuito Instituto Unimed-BH, em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

 

O consagrado gaiteiro Renato Borghetti, ao lado de Vitor Peixoto (piano), Pedro Figueiredo (sax alto / flauta) e Daniel Sá (violões), apresentará seu novo trabalho, Gaita na Fábrica, gravado no espaço cultural onde desenvolve seu projeto social “Fábrica de Gaiteiros”, na cidade de Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul.

 

O repertório inédito deste show é resultado das experiências, viagens e amizade de longa data entre os integrantes do quarteto. Milongas, vaneiras, xote e chamamés, característicos da região sul do país, ganham novos arranjos nesta formação pouco usual na música instrumental.

 

Para abrir o show deste consagrado quarteto, que realiza turnês pelo país e no exterior, contaremos com a apresentação de Lucas Telles Trio, selecionado pelo edital do BH Instrumental. O grupo une vários gêneros da música brasileira, como baião, forró, samba, bossa nova, choro e música mineira, com a influência da improvisação jazzística e as nuances da música erudita.

 

Lucas Telles (violão), Bruno Vellozo (baixo) e Gabriel Bruce (bateria) apresentarão repertório com composições autorais e clássicos da MPB. Os músicos, apesar da pouca idade, já atuam no cenário musical, integrando bandas e participando de shows ao lado de artistas consagrados. Lucas faz parte do Toca de Tatu, e já foi vencedor de diversas premiações. O baixista Bruno Vellozo é figura conhecida na noite belo-horizontina, acompanhando vários músicos e formações renomadas. Já Gabriel Bruce, integra duas bandas de sucesso da nova geração musical, Graveola e o Lixo Polifônico e Zimum.


Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

 

Em 2015, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

 

Circuito Instituto Unimed-BH

Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais em espaços públicos: Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em BH, e Praça Milton Campos, em Betim. Somente em 2015, foram realizadas mais de 35 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de

 

23 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a programação do Circuito durante todo o ano será em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

 

Projeto BH Instrumental

Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o Patrocínio do Instituto Unimed-BH e os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio de doações de pessoas físicas.

 

 

Serviços:

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL

 

Dia 27 de agosto de 2016 – sábado, a partir das 19h30 – Praça Floriano Peixoto (em frente ao Hospital Unimed – Unidade Contorno)

Lucas Telles Trio e Renato Borghetti Quarteto apresenta “Gaita na Fábrica”

 

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio: Instituto Unimed-BH