Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

Música no Museu

No Museu de Arte da Pampulha, está no seu nono ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar música de qualidade ao público que passou a utilizar cada vez mais o MAP como espaço de lazer e cultura. O projeto, que acontece sempre uma quarta-feira por mês, é atualmente exclusivamente instrumental e nele já se apresentaram grandes instrumentistas nacionais e internacionais tais como Dave Holland, Joshua Redman, Itiberê Orquestra Família, Chico Pinheiro e Anthony Wilson, Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Gilson Peranzzetta, Egberto Gismonti, Guinga, Zé da Velha e Silvério Pontes, Weber Lopes e muitos outros mais.

Paulo Freire 22/07/2009

15

PAULO FREIRE LANÇA DISCO SOBRE MITOS BRASILEIROS NO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

Violeiro é atração de julho do Música no Museu
 
O compositor, violeiro e pesquisador Paulo Freire cria uma clima diferenciado na apresentação de julho do projeto Música no Museu.

No dia 22 de julho, quarta-feira, às 21 horas, ele faz o show de lançamento de seu disco mais recente, "Nuá - as músicas dos mitos brasileiros".

Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos no próprio MAP ou na loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi). A renda é revertida para a conservação do Museu.

O projeto Música no Museu é uma realização da Veredas Produções , atualmente patrocinado pelo  Laboratório Hermes Pardini  através da Lei Municipal de  Incentivo à  Cultura e está no 9º ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar a boa música ao público que passou a utilizar mais o Museu como espaço de lazer e cultura.

Neste novo CD, o violeiro Paulo Freire mostra, em doze temas instrumentais , com uma abordagem pessoal de alguns dos principais seres que povoam as matas e o imaginário brasileiro, a partir da diversidade de ritmos originários das diversas regiões em que pesquisou os mitos.

A ciranda dos tangarás, o coco da serpente emplumada, o caboclinho do curupira, a milonga do teiú do Jarau, o lundu do capeta, a guarânia do lobisomem, a toada das veredas e a música indígena da cabeça voadora são algumas das manifestações presentes no disco, que resume em doze faixas boa parte do folclore brasileiro.
Pilotando suas violas caipira e de cocho, o violeiro toca acompanhado por Alexandre Ribeiro - clarinete, Tuco Freire - baixo e Adriano Busko - bateria e percussão.
O CD "Nuá- as músicas dos mitos brasileiros" têm arranjos de Léa Freire, Nailor Proveta, Bocato, Paulo Braga, Nenê, Ronaldo Saggiorato, Toninho Ferragutti, Valéria Bittar e Luiz Fiaminghi (grupo Ânima), Tuco Freire, Paulo Freire; e apresenta também a música experimental feita com esculturas sonoras e instrumentos inusitados do grupo Sonax.
Paulo Freire teve ainda a companhia dos músicos: Toninho Carrasqueira, Walmir Gil, André Mehmari, Teco Cardoso, Adriano Busko, Mané Silveira, Adriana Holz, Guello, Tibô Delor, François de Lima, Alexandre Ribeiro, entre outros.
Para complementar, o álbum traz um encarte-livreto, em que o violeiro conta os doze causos envolvendo os mitos brasileiros, com comentário da antropóloga Betty Mindlin e ilustrações de Kiko Farkas, também responsável pelo projeto gráfico.
O CD foi produzido por Paulo Freire e Tuco Freire. Gravado, mixado e masterizado por Homero Lotito.
O violeiro Paulo Freire é autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas e é considerado um dos mais importantes violeiros da atualidade.
“Paulo é um contador nato e escreve tão bem como conta. Tenho cá para mim que, logo, seus textos – tão criativos embebidos na fonte antiga de várias tradições orais que ficamos com vontade de investigar – vão virar lendas, mitos, dogmas citados e invocados por especialistas a afirmar que ‘essa história é assim mesmo, porque o violeiro Paulo Freire já dizia’”. Betty Mindlin


MÚSICA NO MUSEU
Paulo Freire -  lançamento do cd -"Nuá- as músicas dos mitos brasileiros"
Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585)
Data: dia 22  de julho - quarta-feira
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais)
Ingressos à venda no MAP e loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi- Tel- 32878957)
Informações- 3277 7996
Patrocínio: Hermes Pardini