Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Manhã musical na Praça da Saúde 03/10/2015

139

A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH, apresenta no dia 3 de outubro, na Praça da Saúde, no Grajaú, uma programação dedicada ao chorinho. Às 11h, Dudu Braga e Nilton Moreira sobem ao palco com o show Nos Choros do Brasil. Em seguida, às 12h, o grupo Toca de Tatu apresenta Choro Contemporâneo, com repertório que revela a produção chorística contemporânea por meio das obras de compositores em atividade no Brasil. O acesso é gratuito.

 

Na primeira parte do evento, o cavaquinista Dudu Braga e o flautista Nilton Moreira convidam o público para uma viagem musical pelo país. Por meio do choro, os músicos visitam estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, estados de grandes compositores brasileiros. No repertório, músicas de Dominguinhos, Plauto Cruz, Valdir Silva, Waldir Azevedo, Laércio de Freitas e temas autorais de Dudu e Nilton.

 

A dupla se conheceu no cenário chorístico de Belo Horizonte. Seus arranjos e composições são inspirados nos estudos de ícones do gênero musical e dialogam com um estilo mais moderno, observado nos improvisos, interpretação e harmonias. No show Nos Choros do Brasil, Dudu Braga e Nilton Moreira são acompanhados por Ramon Braga (bateria e percussão), Bruno Vellozo (contrabaixo) e Luiz Enrique (violão).

 

Logo em seguida, o Toca de Tatu apresenta seu novo projeto, Choro Contemporâneo. O repertório da apresentação traz nomes consagrados como Guinga, Mauricio Carrilho, Cristóvão Bastos, Jayme Vignoli e André Mehmari, e autores locais, entre eles, Lucas Telles, Marcelo Chiaretti e Geraldinho Alvarenga. O show revela a riqueza e a versatilidade do gênero, e contribui para que ele se mantenha vivo e sempre renovado.

 

Formado pelos músicos Abel Borges (percussão), Lucas Telles (violão 7 cordas), Lucas Ladeia (cavaquinho) e Luísa Mitre (piano elétrico), o grupo revela em suas apresentações uma sonoridade original e criativa, com refinamento timbrístico e que preserva a brasilidade do choro.

 

Os grupos que participam dos shows na Praça da Saúde foram selecionados por meio de edital, sob coordenação da Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH. Ainda passarão pela Praça Floriano Peixoto os também selecionados: Frederico Heliodoro Trio e Rogério Delayon Quarteto.

 

BH INSTRUMENTAL

 

A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com Instituto Unimed-BH, apresenta artistas consagrados no país e músicos de destaque da capital em shows na Praça Floriano Peixoto e na Praça da Saúde. As apresentações acontecem de maio a novembro e tem o objetivo de valorizar, destacar e promover a música popular brasileira. 

 

 

 

 

INSTITUTO UNIMED-BH

 

O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ele atua. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, por meio de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet. 

 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

 

O Circuito, realizado pelo Instituto Unimed-BH, é um ciclo especial de atrações gratuitas que tem como objetivo envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da realização de atividades físicas, de lazer e de cultura. A experiência bem sucedida beneficiou, no último ano, na Praça Floriano Peixoto, mais de 27.000 pessoas que participaram de aulas de Tai Chi Chuan, caminhadas orientadas e atrações culturais.

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA DUDU BRAGA E NILTON MOREIRA E GRUPO TOCA DE TATU

Dia 3 de outubro – sábado, às 11h

- Dudu Braga e Nilton Moreira, Choro Contemporâneo – 11h

- Grupo Toca de Tatu, Choro Contemporâneo – 12h

Praça da Saúde – Bairro Grajaú (Av. Silva Lobo) - Dia 03 de outubro – sábado, a partir das 11h

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio: Instituto Unimed-BH – Viabilizado por mais de 3.600 médicos cooperados incentivadores