Galeria

26/09/2015

Série BH Instrumental que apresentou Juarez Moreira Quarteto e João Donato, e aberturas com Warley Henrique e Gil Costa

Próximos Eventos

1
2
7
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Série BH Instrumental que apresentou Juarez Moreira Quarteto e João Donato, e aberturas com Warley Henrique e Gil Costa 26/09/2015

138

No dia 26 de setembro, a partir das 19h, a série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH, recebe dois ícones da música brasileira, o violonista e compositor mineiro Juarez Moreira e João Donato consagrado pianista, acordeonista, arranjador e compositor.

 

O show inédito acontece na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, e conta com duas atrações da capital, selecionadas por meio de edital coordenado pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH para a abertura. O primeiro a se apresentar é o cavaquinista Warley Henrique, com “Cavaquinho 5 Cordas”. Em seguida, o saxofonista Gil Costa sobe ao palco do projeto para o lançamento de seu primeiro CD, “Ticonico”.

 

A apresentação principal da noite, Juarez Moreira Quarteto convida João Donato, é um convite para uma viagem musical. No show, Kiko Mitre (baixo), Esdra Neném (bateria) e Chico Amaral (saxofone) acompanham essa dupla renomada por passeios pela bossa nova, jazz e música brasileira. O repertório faz um recorte do que há de melhor no país, com composições de Tom Jobim, Luís Bonfá e temas autorais de Juarez Moreira e João Donato, que completou 80 anos no ano passado, sendo a maior parte dedicada à música.

 

Este encontro musical une dois músicos que nasceram em extremidades opostas do país, mas que tiveram seus caminhos cruzados por meio da música. O acreano João Donato iniciou sua carreira profissional em 1949. Desde então, além de discos autorais, participou da gravação de CDs de artistas reconhecidos no país e no exterior. Nomes como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Leny Andrade, Nara Leão, Roberto Menescal, Maysa, Os Cariocas, Baden Powell e Zizi Possi já interpretaram suas canções. Seu trabalho é dedicado à música brasileira e ao jazz.

 

Juarez Moreira cresceu ao som de jazz, bossa nova e música brasileira produzida nos anos 50. Autodidata, começou a tocar violão aos 12 anos. O violonista é criador e curador do Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte (FIV) e se apresenta em shows e masterclasses nos principais festivais de música instrumental do país e do exterior. Com 12 CD’s gravados, entre parcerias, autorais e um DVD gravado ao vivo no Palácio das Artes, acompanhado de banda e convidados especiais, Juarez está atualmente em estúdio para a pré-produção de um CD instrumental e outro dedicado às suas composições que receberam letras. Entre as parcerias estão canções com Fernando Brant, Paulinho Pedra Azul, Celso Adolfo, entre outros.

 

- Warley Henrique apresenta Cavaquinho 5 Cordas

 

Samba, samba-rock, jazz, baião e congado são alguns dos gêneros que Warley Henrique apresenta neste show que traz experiências inéditas do músico no cenário instrumental. As composições autorais de Warley são executadas por um cavaquinho de 5 cordas, novidade na música instrumental brasileira. Os músicos Aloízio Horta (baixo), Rodrigo Carioca (bateria) e Samy Érick (violão e guitarra) acompanham o cavaquinista neste trabalho que reforça a qualidade musical desses 15 anos de carreira. Com dois CDs lançados, o compositor conquistou premiações importantes como o BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo de melhor CD instrumental, autoral e de produção independente de Minas Gerais.

 

- Gil Costa e o lançamento de seu primeiro CD, “Ticonico”

 

O primeiro trabalho do saxofonista é composto por oito faixas autorais e inéditas, com participação especial de grandes nomes da música mineira, entre eles, Esdra Neném, André ‘Limão’ Queiroz, Felipe Continentino, Breno Mendonça, Wagner Souza e Cléber Alves. Gil Costa é formado em música sacra, pela Faculdade Batista de Minas Gerais, e em saxofone, pela Bituca. Realizou aulas com Enéias Xavier, Chico Amaral e Josué Lopez. Em 2015, venceu o XV Prêmio BDMG Instrumental. No show, Gil Costa se apresenta ao lado de Felipe Vilas Boas (guitarra e violão), Bruno Vellozo (baixo acústico), Fernando ‘Bola’ Delgado (bateria) e Wagner Souza (trompete).

 

BH INSTRUMENTAL

A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH, apresenta artistas consagrados no país e músicos de destaque da capital em shows na Praça Floriano Peixoto e na Praça da Saúde. As apresentações acontecem de maio a novembro e tem o objetivo de valorizar, destacar e promover a música instrumental brasileira.

 

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ele atua. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, por meio de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet. 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

O Circuito, realizado pelo Instituto Unimed-BH, é um ciclo especial de atrações gratuitas que tem como objetivo envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da realização de atividades físicas, de lazer e de cultura. A experiência bem sucedida beneficiou, no último ano, na Praça Floriano Peixoto, mais de 27.000 pessoas que participaram de aulas de Tai Chi Chuan, caminhadas orientadas e atrações culturais.

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA JUAREZ MOREIRA QUARTETO CONVIDA JOÃO DONATO

Praça Floriano Peixoto - Dia 26 de setembro – sábado, às 21h

 

Shows de abertura:

- Warley Henrique, Cavaquinho 5 Cordas – 19h

- Gil Costa, lançamento do CD Ticonico – 20h

 

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio: Instituto Unimed-BH