Galeria

29/08/2015

Série BH Instrumental apresentou Conjunto Isto é Nosso e Grupo Naquele Tempo em uma manhã de chorinho na Praça da Saúde – Grajaú

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Série BH Instrumental apresentou Conjunto Isto é Nosso e Grupo Naquele Tempo em uma manhã de chorinho na Praça da Saúde – Grajaú 29/08/2015

136

No dia 29 de agosto, às 11h, a Série BH Instrumental apresenta na Praça da Saúde, no bairro Grajaú, os grupos de choro Conjunto Isto é Nosso e Naquele Tempo. Realizado pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed – BH, os shows agitarão a manhã de sábado da capital com atrações tradicionais e que interpretam canções de grandes nomes do choro brasileiro, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Ernesto Nazareth. O acesso é gratuito.

 

O primeiro grupo a se apresentar é o Conjunto Isto é Nosso, formado por Thiago Balbino (bandolim), Gustavo Monteiro (violão de 7 cordas), Artur Pádua (violão), Daniel Nogueira (cavaquinho) e Ronaldo Pereira (pandeiro). Intitulado O lado B de Jacob, o show traz no repertório choros de Jacob do Bandolim que não estão entre os clássicos mais conhecidos pelo público. O repertório do compositor guarda pérolas que surpreendem os ouvintes.

 

A segunda atração do dia é o Naquele Tempo. O grupo é uma das primeiras formações de choro de Belo Horizonte, criado na década de 70. O grupo já tocou com Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola e com o grande mestre Cartola. Da sua formação original, apenas dois músicos ainda fazem parte, Bigô (saxofone) e Flávio Fontenelle (violão de 7 cordas). Os instrumentistas Marcelo Issa (violão de 7 cordas), Luiz Guilherme (cavaquinho) e Rubens Henrique (pandeiro) completam o time do choro. A apresentação do grupo na Série BH Instrumental vai trazer composições de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Abel Ferreira, Ernesto Nazareth, entre outros ícones da música brasileira.

 

Os grupos que participam dos shows na Praça da Saúde foram selecionados por meio de edital, sob coordenação da Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH. Os demais selecionados que passarão pelas praças da Saúde e Floriano Peixoto em 2015 são: Gil Costa, Frederico Heliodoro Trio, Warley Henrique, Rogério Delayon Quarteto, Grupo Toca de Tatu e Dudu Braga e Nilton Moreira.

 

BH INSTRUMENTAL

A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com Instituto Unimed-BH, apresenta artistas consagrados no país e músicos de destaque da capital em shows na Praça Floriano Peixoto e na Praça da Saúde. As apresentações acontecem de maio a novembro e tem o objetivo de valorizar, destacar e promover a música popular brasileira. 

 

INSTITUTO UNIMED-BH

 O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ela atua. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, por meio de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet. 

 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

O Circuito, realizado pelo Instituto Unimed-BH, é um ciclo especial de atrações gratuitas que tem como objetivo envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da realização de atividades físicas, de lazer e de cultura. A experiência bem sucedida beneficiou, no último ano, na Praça Floriano Peixoto, mais de 27.000 pessoas que participaram de aulas de Tai Chi Chuan, caminhadas orientadas e atrações culturais.

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA CONJUNTO ISTO É NOSSO E NAQUELE TEMPO

Praça da Saúde – Bairro Grajaú (Av. Silva Lobo) - Dia 29 de agosto – sábado, a partir das 11h

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio: Instituto Unimed-BH