Galeria

23/05/2015

Romero Lubambo Trio abre temporada 2015 do BH Instrumental

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

BH Instrumental

Nos anos 1997/98 a VEREDAS realizou com muito sucesso de público e crítica a “Série Instrumental”, projeto que trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte grandes nomes do jazz como John Anderson, Paquito D´Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Mike Stern, Joe Zawinul, e também grandes nomes da Música Instrumental Brasileira como Paulo Moura, Zimbo Trio, Guinga, Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano e Romero Lubambo e abriu espaço para grandes músicos mineiros como Juarez Moreira, Toninho Horta, Wagner Tiso, Chiquito Braga e muitos outros mais.
Em 2008, a “Série Instrumental” retornou ao cenário musical da cidade trazendo uma série de 9 espetáculos, sendo 4 no Teatro do Sesiminas – (BANDA MANTIQUEIRA, LEO GANDELMAN, RENATO BORGHETTI e BARBATUQUES), 2 do Grande Teatro do Palácio das Artes (JOBIM JAZZ e WAGNER TISO) e um espetáculo ao ar livre na Praça Marechal Floriano (CHICO AMARAL, JUAREZ MOREIRA E NIVALDO ORNELAS).
A cada edição foi oferecido um workshop gratuito aos músicos e estudantes de música da Grande Belo Horizonte e um ensaio aberto para estudantes da rede pública.
A partir de 2011, a Série Instrumental traz a “ SÉRIE BH INSTRUMENTAL”, com espetáculos na Praça Floriano Peixoto.
O projeto busca assim divulgar a música instrumental trazendo ao palco grandes instrumentistas com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade desenvolvendo assim a consciência crítica dos cidadãos. Apoio Institucional: Instituto UNIMED-BH, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através de doações de pessoas físicas.

Romero Lubambo Trio abre temporada 2015 do BH Instrumental 23/05/2015

129

Sábado, dia 23 de maio, às 20h30, a série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com o Instituto Unimed-BH, dá início a temporada 2015 de shows com Romero Lubambo Trio. Formado por Romero Lubambo (guitarra e violão), Marcelo Mariano (baixo elétrico) e Ramon Montagner (bateria), o trio se apresenta na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia.

Neste show inédito em Belo Horizonte, o repertório traz influências que direcionaram a carreira do violonista e guitarrista Romero Lubambo, com ritmos brasileiros do norte ao sul do país. Esse alicerce musical se une a sua estadia em Nova York nos últimos 28 anos, que proporcionou sua aproximação com o jazz e com o blues, além da oportunidade de tocar ao lado de referências nesses gêneros musicais.

Atualmente, o músico é considerado um dos melhores jazzistas do mundo. Romero participou de gravações e shows com artistas como Dianne Reeves, Michael Brecker, Yo-Yo Ma, Kathleen Battle, Dianna Krall, Herbie Mann, Wynton Marsalis, Luciana Souza, Jane Monheit, Kenny Barron, Ivan Lins, Leny Andrade, Grover Washington Jr., Vernon Reid, Sadao Watanabe, Harry Belafonte e Cesar Camargo Mariano.

Em 2014, o CD “Brazilian Essence” de Lubambo ficou na lista dos melhores lançamentos nos Estados Unidos, classificado com cinco estrelas pela revista DownBeat.

 

Conheça mais sobre os músicos:


- Marcelo Mariano

O baixista nasceu em berço musical, filho do pianista Cesar Camargo Mariano e da cantora Marisa Gata Mansa. Como instrumentista gravou e acompanhou shows de Dianne Reves, Djavan, Ed Motta, Flávio Venturini, Gal Costa, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Lenine, Lobão, Simone, Chico Pinheiro, Nivaldo Ornelas, entre outros. Como produtor, realizou trabalhos com Flávio Venturini, Boca Livre e outros artistas. Atualmente, Marcelo faz parte do Chico Pinheiro Group e atua com Paula Lima, além de ter produzido recentemente o CD de estreia dos cantores Tatiana Parra e do Dani Black.

 

- Ramon Montagner

O baterista atuou ao lado de Hector Costita, Idriss Boudrioua, Maria Alcina, Jarbas Barbosa, Cleiton e Camargo, Companhia Filarmônica de São Paulo, Fabiana Cozza, Grupo Carcará, entre outros. De 1992 a 2006, Ramon acompanhou o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações e participou dos songbooks de Ary Barroso, João Donato e Tom Jobim. O músico faz parte da Orquestra Heartbreakers e realiza shows por todo o país ao lado de Luiza Possi, Graça Cunha e Virgínia Rosa. Ramon Montagner possui três CDs solo lançados.


BH INSTRUMENTAL

A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, em parceria com Instituto Unimed-BH, apresenta artistas consagrados no país e músicos de destaque da capital em shows na Praça Floriano Peixoto. As apresentações acontecem de maio a outubro e tem o objetivo de valorizar, destacar e promover a música popular brasileira.

 

INSTITUTO UNIMED-BH 

O Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, que tem como missão conduzir o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida das comunidades onde ela atua. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mas mantêm interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional. Além de sua atuação social, o Instituto Unimed-BH busca fortalecer a cultura em Minas Gerais, apoiando projetos artísticos, por meio de seu programa de incentivo, amparado na Lei Rouanet. 

CIRCUITO UNIMED-BH

O Circuito, realizado pelo Instituto Unimed-BH, é um ciclo especial de atrações gratuitas que tem como objetivo envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da realização de atividades físicas, de lazer e de cultura. A experiência bem sucedida beneficiou, no último ano, na Praça Floriano Peixoto, mais de 27.000 pessoas que participaram de aulas de Tai Chi Chuan, caminhadas orientadas e atrações culturais.

 

 

PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL APRESENTA ROMERO LUBAMBO TRIO

Praça Floriano Peixoto - Dia 23 de maio – sábado, às 20h30

Informações- 3222 5271 / Entrada franca

Patrocínio : Instituto Unimed-BH