Vídeo

Galeria

12/04/2015

Domingo no Museu apresentou RICARDO HERZ E ANTONIO LOUREIRO

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

Domingo no Museu

Leva para o palco do Museu de Arte da Pampulha grandes nomes da música mineira e brasileira, como Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos, Vânia Bastos, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Juarez Moreira, entre outros, mesclando MPB, samba e a musica instrumental. O Projeto acontece sempre no primeiro domingo do mês, às 11h00, no auditório do MAP com ingressos a preços populares.

Domingo no Museu apresentou RICARDO HERZ E ANTONIO LOUREIRO 12/04/2015

127

O encontro entre violino e vibrafone é algo raro de acontecer, porém, os músicos Ricardo Herz (violino) e Antônio Loureiro (vibrafone) mostrarão o quanto a sonoridade desses instrumentos pode dialogar e ser interessante. No dia 12 de abril, às 11 horas, o Domingo no Museu, realizado pela Veredas Produções, apresentará, em BH, o show inédito do CD Herz & Loureiro, no Museu de Arte da Pampulha (MAP). 

O repertório, intimista e impactante traz riqueza de timbres, execução bem apurada e arranjos que proporcionam o diálogo entre os instrumentos e solos improvisados, que enriquecem o ineditismo deste encontro musical. “O som do violino encontrando o som do vibrafone é algo que emociona, que toca o coração e te faz sentir a música”, afirma Herz. “O resultado é tão harmonioso que surpreende a nós mesmos”, explica Loureiro.

O CD, resultado dessa inusitada parceria, possui a assinatura de André Mehmari, que descreve como improvável e, inclusive, estranho o encontro entre os músicos. Porém, o responsável pela direção de gravação, após o primeiro impacto, resume o dueto como “mágico amálgama das generosas sonoridades cores resultantes do abraço feliz de dois inspirados artistas”. 

Instrumentistas e compositores, os músicos aproveitaram suas aptidões para inserir o trabalho autoral de cada um. Ricardo Herz e Antonio Loureiro rearranjaram os temas próprios já existentes, “Mosquito” e “Quinem Quiabo”, de Loureiro, e “Saci”, de Ricardo. Composições como “Por cima da barra”, surgiram durante o desenvolvimento da parceria.

 A primeira música adaptada para a formação de violino e vibrafone foi “Cego Aderaldo”, de Egberto Gismonti. A flautista Léa Freire deu de presente para a dupla a composição “Sambito”, criada especialmente para os músicos que se conheceram em São Paulo. O dueto começou ainda em Paris, onde Herz viveu por um longo período. Em sua volta ao Brasil, no ano de 2010, o duo engrenou, com ensaios regulares e apresentações.

Antonio Loureiro é graduado em percussão, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O músico foi integrante das bandas A Outra Cidade e Ramo, além de tocar com nomes como Toninho Horta, Chico Amaral e Flavio Henrique. Seu trabalho autoral pode ser ouvido em dois álbuns solo, “Antonio Loureiro” (2010) e “Só” (2012).

Por sua vez, Ricardo Herz é formado em violino, pela Universidade de São Paulo (USP). O violinista fez parte da Orquestra Experimental de Repertório e da Orquestra Jazz Sinfônica. O músico estudou na Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. A sua discografia possui quatro CDs lançados, entre eles, “Aqui é o meu lá” (2012), gravado na companhia de seu trio.

 

A série Domingo no Museu

Tradicional no cenário cultural de Belo Horizonte e do estado, o Projeto Domingo no Museu apresenta ao público ícones da música em um dos cartões postais da capital, o Museu de Arte da Pampulha (MAP). Patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e pela empresa Ativas Data Center, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto já recebeu artistas como NáOzzeti, Paulo Belinatti, Juarez Moreira, Trio Madeira Brasil, Henrique Cazes, Paulo Freire, André Mehmari, entre muitos outros. A realização do Domingo no Museu no MAP foi responsável por consolidar o local como um espaço de lazer e cultura para todos os belo-horizontinos.

SERVIÇO:

Domingo no Museu – Rcardo Herz e Antonio Loureiro

Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílo Negrão de Lima, 16585)

Data: Dia 12 de abril, às 11 horas

Ingressos: à R$20 (inteira) - R$10 (meia-entrada) mediante a apresentação de carteira de estudante e comprovante de boleto de pagamento ou declaração comprobatória de matrícula

Locais de venda: Loja Acústica CD’s (Rua Fernandes Tourinho, 300) – a partir do dia 06/04 e no Museu de Arte da Pampulha no dia do evento

Informações: (31) 3277-7996