Galeria

18/11/2009

Paulo Bellinati e Weber Lopes

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

Música no Museu

No Museu de Arte da Pampulha, está no seu nono ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar música de qualidade ao público que passou a utilizar cada vez mais o MAP como espaço de lazer e cultura. O projeto, que acontece sempre uma quarta-feira por mês, é atualmente exclusivamente instrumental e nele já se apresentaram grandes instrumentistas nacionais e internacionais tais como Dave Holland, Joshua Redman, Itiberê Orquestra Família, Chico Pinheiro e Anthony Wilson, Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Gilson Peranzzetta, Egberto Gismonti, Guinga, Zé da Velha e Silvério Pontes, Weber Lopes e muitos outros mais.

Paulo Bellinati e Weber Lopes 18/11/2009

12

Música no Museu recebe Paulo Bellinati e Weber Lopes

O Música no Museu de novembro está imperdível para quem acompanha a história do violão contemporâneo brasileiro. No palco do Museu de Arte da Pampulha, no dia 18, às 21 horas, o mineiro Weber Lopes e o paulista Paulo Bellinati se encontram no show de lançamento de "Virado", disco que registra as experiências que os dois músicos acumularam em dois anos de amistosa cumplicidade.

Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos no próprio MAP ou na loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi). A renda é revertida para a conservação do Museu.
O projeto Música no Museu é uma realização da Veredas Produções , patrocinado pelo Instituto Hermes Pardini  através da Lei Municipal de  Incentivo à  Cultura e está no 9º ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar a boa música ao público que passou a utilizar cada vez mais o Museu como espaço de lazer e cultura.

Dona Lucinha, cozinheira e pesquisadora da história da comida brasileira, costuma dizer que o “virado paulista” veio do feijão tropeiro mineiro que os cavaleiros levavam nos embornais, para comer no caminho de São Paulo. Chegando por lá, viravam nas panelas o que havia sobrado da viagem, acrescentavam alguns ingredientes... e serviam o virado.
Folclore ou verdade, a imagem é boa para falar de "Virado", o CD que reúne, pela primeira vez, o violonista mineiro Weber Lopes e seu amigo e colega paulista Paulo Bellinati.

Músicos que fundem, com originalidade, as tradições musicais brasileiras com as sonoridades que ouvem pelo mundo, Weber e Bellinati mesclam os sons do interior paulista com as tradições mineiras, a excelência melódica e harmônica mineira com a límpida linguagem urbana  do violão de São Paulo.

A dupla desfila o repertório do CD através de uma atmosfera de muita cumplicidade. A intimidade com que os dois tratam as belas composições permite que a cada momento elas sejam transformadas e renovadas. A improvisação e o diálogo levam os artistas a leituras novas e surpreendentes.

Gravado ao vivo no estúdio, o CD mescla temas próprios com outros inéditos e tem arranjos compartilhados. "A Rede e o Mar", "Dança e Coda", "Reinado", "Carlo´s Dance", "Flor do Tempo" e Bom Partido" são alguns dos temas que estarão no show que o público mineiro terá o privilégio de assistir de perto.

Compositor com obras executadas por mestres como John Williams, Carlos Barbosa Lima e pelo Duo Assad, Paulo Bellinati tem uma carreira respeitável, além de fazer parte do Pau Brasil, um dos maiores grupos instrumentais brasileiros de todos os tempos, e de ter gravado o antológico disco de afro-sambas com a cantora Mônica Salmaso, tem uma carreira-solo respeitada internacionalmente.

Mineiro de Guanhães, Weber Lopes faz parte do cenário da melhor música mineira e do grupo que se convencionou chamar de Violões do Horizonte, ao lado de craques como Toninho Horta, Juarez Moreira, Celso Moreira, Geraldo Vianna e muitos outros, com quem mantêm diálogos freqüentes e frutíferos.

Seus discos "Flor do Tempo” (1999) e "Mapa” (2005) entraram nas listas mais respeitadas de melhores do ano na época do lançamento e garantiram temporadas de sucesso no Brasil e em países como Suíça, França, Finlândia, Itália e Alemanha.
Por fim, Paulo e Weber trazem sabores e aromas variados para temperar um mesmo prato.

MÚSICA NO MUSEU
Paulo Bellinati e Weber Lopes – lançamento do CD “Virado”
 Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585)
Data: dia 18 de novembro - quarta-feira
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais)
Ingressos à venda no MAP e loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi - Tel- 32878957)
Maiores Informações- 31 3277 7996
Patrocínio: Instituto Hermes Pardini