Galeria

16/12/2009

Gabriel Grossi

Próximos Eventos

1
7
2
4
6
5
3
?1468001446

Música no Museu

No Museu de Arte da Pampulha, está no seu nono ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar música de qualidade ao público que passou a utilizar cada vez mais o MAP como espaço de lazer e cultura. O projeto, que acontece sempre uma quarta-feira por mês, é atualmente exclusivamente instrumental e nele já se apresentaram grandes instrumentistas nacionais e internacionais tais como Dave Holland, Joshua Redman, Itiberê Orquestra Família, Chico Pinheiro e Anthony Wilson, Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Gilson Peranzzetta, Egberto Gismonti, Guinga, Zé da Velha e Silvério Pontes, Weber Lopes e muitos outros mais.

Gabriel Grossi 16/12/2009

11

GAITISTA GABRIEL GROSSI NO MÚSICA NO MUSEU

"Fiquei muito impressionado com Gabriel Grossi. É um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira".
Toots Thielemans "É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música, me encho de orgulho em ter participado deste brilhante cd (Diz que fui por aí)”.

Maurício Einhorn
 
A última edição de 2009 do projeto Música no Museu, que acontece no Museu de Arte da Pampulha na quarta-feira, dia 16 de dezembro, às 21 horas, traz um músico de técnica impressionante: Gabriel Grossi. Gaitista brasiliense radicado no Rio de Janeiro é um dos expoentes da nova música instrumental brasileira e é considerado pelo lendário belga Toots Thielman, um dos maiores gaitistas em atividade no mundo.

Gabriel vem para mostrar ao público mineiro o show de lançamento de seu quarto disco “Horizonte”, dedicado a três mestres do sopro: Paulo Moura, Raul de Souza e Maurício Einhorn.

Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos no próprio MAP ou na loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi). A renda é revertida para a conservação do Museu.

O projeto Música no Museu é uma realização da Veredas Produções , patrocinado pelo Instituto Hermes Pardini  através da Lei Municipal de  Incentivo à  Cultura e está no 9º ano de sucesso, sempre com o objetivo de apresentar a boa música ao público que passou a utilizar cada vez mais o Museu como espaço de lazer e cultura.

Com um trio formado por Guilherme Ribeiro (teclados), que também faz às vezes do contrabaixo, e Sergio Machado (bateria), Gabriel Grossi mostra um repertório autoral, com inspiração justa em seus homenageados, e no samba- jazz, base de sua formação musical.

Gabriel Grossi já acompanhou e gravou com artistas como Chico Buarque, Ivan Lins, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Ney Matogrosso e ainda integra o premiado e festejado quinteto do bandolinista Hamilton de Holanda.

Depois dos discos ‘Diz que fui por aí’, com inspiração no samba, ‘Afinidade’, em duo com Marco Pereira e ‘Arapuca’, em torno do universo do forró, Horizonte é o resultado de todas essas experiências, somadas às influências primárias do virtuoso gaitista.

Comandando uma gaita cromática, ele dá ao instrumento um sotaque brasileiríssimo, apostando na variedade de ritmos e desenvolvendo uma linguagem própria de improvisação.

Realizou trabalhos junto ao clarinetista Paulo Moura e às cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou cd’s e dvd’s. Ganhou o Prêmio Tim de Música 2007 na categoria Melhor Grupo Instrumental, foi indicado ao Grammy Latino nos anos de 2007 e 2008 e ao Prêmio da Música Brasileira 2009.

Gabriel tem carreira solo internacional estabelecida e em 2008 excursionou pela Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, EUA, Portugal, França, Itália, Colômbia e Angola. Agora em 2009 executou concerto em Roma.

Um ótimo encerramento para uma programação sofisticada, de bom gosto, que comprova a importância do projeto Música no Museu para o calendário cultural de Belo Horizonte.

MÚSICA NO MUSEU
Gabriel Grossi Trio – lançamento do CD “Horizonte”
Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585)
Data: dia 16 de dezembro - quarta-feira
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais). Ingressos à venda no MAP e loja CD Plus (Rua Paraíba, 1399, Savassi - Tel- 32878957)
Informações: 31 3277-7996
Patrocínio: Instituto Hermes Pardini