SÉRIE BH INSTRUMENTAL: Carlos Malta e Pife Muderno

Vem aí a edição de junho da Série BH Instrumental! No dia 29, na Praça Floriano Peixoto, o projeto vem com um line-up cheio de ritmo. A atração principal da noite é Carlos Malta e seu Pife Muderno. Abrindo a edição, teremos duas outras performances igualmente vigorosas e que representam o melhor da música instrumental made in Beagá: o percussionista Túlio Araújo, uma referência nos estudos sobre pandeiro, apresenta seu Projeto Dobradura e, na sequência, tem a premiada gafieira do Senta a Pua, capitaneada pelo compositor, violonista e arranjador Rodrigo Torino. As duas atrações foram selecionadas para nossa programação por meio do Edital BH Instrumental 2019 e são anfitriãs dessa noite que vai ser uma verdadeira noite de festa da música. Tudo isso #DeGraçaNaPraça. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH.

| SAIBA MAIS        

→ CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO

Multiinstrumentista, compositor, uma referência no sopro no Brasil e além fronteiras, Carlos Malta fundou em 1994 o Pife Muderno, banda de música popular instrumental brasileira. Inspirado nas tradicionais bandas de pífano do Nordeste, Carlos Malta concebeu e desenvolveu com o Pife Muderno uma nova leitura sobre a tradição, misturando o que é característico dessas bandas com linguagens contemporâneas, do tribal ao experimental, criando um diálogo sem fronteiras, amalgamando essa raiz à voz original de um conjunto camerístico moderno e muito popular brasileiro. O repertório passeia por alguns clássicos, em especial da música nordestina, além de temas de integrantes do grupo a exemplo da peça “Tupyzinho”, composta por Carlos Malta, que hoje se tornou um hit no universo da música instrumental. Os arranjos frequentemente fazem referência a mestres da música clássica, a exemplo de Villa-Lobos (“O trenzinho caipira”). Inserindo elementos do jazz, entre outras influências, aos ritmos brasileiros, os músicos passeiam, com vigor e precisão, por composições e sucessos de artistas de diferentes épocas e origens, como Edu Lobo e Capinam (“Ponteio”), Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (“Asa branca”, “Assum preto”, “Qui nem jiló”), Jackson do Pandeiro (“Chiclete com banana”), Hermeto Pascoal (“Arrasta-pé alagoano”), Sebastião Biano e Caetano Veloso (“Pipoca Moderna”), João do Vale (“O canto da ema”), Guinga e Aldir Blanc (“Nítido e obscuro”). O Pife Muderno vem com Carlos Malta (flautas, pifes, sax soprano, arranjos e direção musical), Andrea Ernest Dias (flautas, pifes), Oscar Bolão (caixa, pratos e triângulo), Bernardo Aguiar (pandeiro) e Rodolfo Cardoso (zabumba).

→ SENTA A PUA GAFIEIRA

Samba, maxixe, salsa, bolero e guitarrada são alguns dos ritmos presentes na gafieira instrumental do Senta a Pua. Dirigido pelo músico, compositor e arranjador Rodrigo Torino, o Senta a Pua apresenta uma formação arrojada e propõe propõe um show de música instrumental brasileira por excelência. Desde 2007, o grupo Senta a Pua Gafieira se apresenta com a proposta de resgatar a música de gafieira, sem saudosismo ou melancolia, mas com muita autoralidade e suingue. A construção de novos arranjos e a linguagem contemporânea têm conquistado tanto antigos frequentadores das gafieiras, quanto admiradores da música instrumental brasileira. Em sua trajetória, o grupo acumula apresentações ao lado de artistas renomados como Paulo
Moura, Zé da Velha e Silvério Pontes, Elza Soares, Eduardo Neves e Juarez Moreira. Em 2014, o grupo lançou “Baile”, seu CD de estréia, que contou com arranjos e produção musical do saxofonista carioca Eduardo Neves e composições de Rodrigo Torino, vencedor do Prêmio BDMG Instrumental 2010. Em 2015, “Baile” recebeu o Prêmio Marco Antônio Araújo, pelo melhor CD instrumental independente e autoral.

→ TÚLIO ARAÚJO E PROJETO DOBRADURA

O pandeiro, instrumento tão representativo na música brasileira, é o protagonista na trajetória do músico Túlio Araújo. Formado em percussão, produção musical e engenharia de áudio pela
Bituca Universidade, Araújo desenvolve há mais de uma década uma pesquisa musical que funde o pandeiro com o universo do jazz e a improvisação jazzística. Selecionado pelo Edital BH Instrumental 2019, Túlio Araújo vem acompanhado nesta apresentação pelos músicos Felipe Vilas Boas (guitarra), Deangelo Silva (piano/teclado) e Frederico Heliodoro (contrabaixo).

| SERVIÇO        
SÉRIE BH INSTRUMENTAL apresenta: CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO + Túlio Araújo e Projeto Dobradura + Senta a Pua Gafieira
Quando: 29 de junho, a partir das 19h
Onde: Praça Floriano Peixoto
A C E S S O     G R A T U I T O !