SÉRIE BH INSTRUMENTAL: André Mehmari homenageia Clube da Esquina

A série BH Instrumental inicia sua temporada 2019 com o todo o gás. O projeto receberá o consagrado compositor e instrumentista André Mehmari, com o show inédito Na Esquina do Clube com o Sol na Cabeça, dia 25 de maio, às 19h30, na Praça Floriano Peixoto. O anfitrião da noite, que abre a noite musical, será Estevan Barbosa com seu Venue Quarteto, selecionado pelo edital público de concorrência realizado também pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Um dos nomes mais representativos da música instrumental em todo país, André Mehmari retorna à capital mineira para interpretar o seu mais novo trabalho, ao lado dos músicos e amigos de longa data Neymar Dias (baixo elétrico e acústico/viola caipira) e Sérgio Reze (bateria). O trio decidiu colocar em disco e no palco a paixão pela música e pelo mítico Clube da Esquina. Os arranjos criados, com muito lirismo e virtuosidade são inspirados nos discos mundialmente reconhecidos como marcos da música brasileira. No repertório, constam composições como “Tudo que você podia ser”, “Canoa Canoa”, “Um girassol da cor do seu cabelo”.

Mehmari é um dos principais nomes da música brasileira. Premiado na área erudita e popular, tem suas obras interpretadas por grupos como Osesp, Orquestra Experimental de Repertório, entre outros. Tocou ao lado de artistas como Milton Nascimento, Sérgio Santos, Guinga, Mônica Salmaso, Maria Bethania, Antonio Meneses, Toninho Horta, Flávio Venturini, Alaíde Costa, Hamilton de Holanda, Gabriel Mirabassi, Ná Ozzetti e uma longa lista de talentos. Recebeu os prêmios Visa (1998), Revelação Carlos Gomes (2007), Nascente-USP/Camargo Guarnieri e foi compositor residente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2008, foi indicado para o Grammy Latino com o álbum Nonada. Em 2013, foi destaque na temporada da Osesp, participando como compositor e instrumentista.

JOVEM TALENTO

Estevan Barbosa, o band leader do quarteto Venue, que faz a abertura desta edição da Série BH Instrumental, é baterista, tem 21 anos e foi selecionado no Edital Série BH Instrumental pela categoria Novos Talentos, inaugurada neste ano. Para a apresentação, ele propõe um repertório que traz composições autorais, dele próprio e dos Parceiros Jackson Ganga (sax alto), Lucas de Moro (teclados) e Nathan Morais (baixo elétrico), que completam o quarteto Venue. Estevan cita como base os ritmos tradicionais brasileiros, numa pegada mais jazzística, no sentido da improvisação, do intimismo e do diálogo entre os músicos, que são todos amigos e decidiram representar essa conexão não apenas musical pelo nome Venue, que, em inglês, significa ponto de encontro. Como referências importantes em sua trajetória, o jovem baterista cita como inspiração grandes bateristas de gerações diversas que também assumiram o protagonismo como band leaders, entre eles Airto Moreira, Milton Banana, Edson Machado, Tutty Moreno,  André “Limão” Queiroz, Antonio Loureiro, Felipe Continentino e Edu Ribeiro (Trio Corrente).

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

Criado para estimular o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, a Praça Milton Campos, em Betim e a Praça da Glória, em Contagem. Em 2018, mais de 35 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 24 mil pessoas. Conheça a programação em www.circuitoinstitutounimedbh.com.br .

INSTITUTO UNIMED-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br .

SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

 | SERVIÇO |

BH Instrumental: André Mehmari Trio e Estevan Barbosa + Venue Quarteto (abertura)
Dia 25 de maio, às 19h30
Praça Floriano Peixoto (avenida do Contorno, bairro Santa Efigênia)
Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores
ACESSO GRATUITO!