Tem Sanfona no Choro! Marcelo Caldi ao vivo em Contagem

No próximo dia 21 de julho, a partir das 21h, é dia de botar a Praça da Glória, em Contagem, pra se divertir e dançar ainda no ritmo das festas juninas, pelo compasso da sanfona de Marcelo Caldi. Ele apresenta o premiado espetáculo Tem Sanfona no Choro”, que homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e resgata uma face menos conhecida de Gonzagão, em que ele se enveredou pelo choro, emprestando ao ritmo seu sotaque e suas referências musicais de nordestino. O show faz parte da programação da série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. O acesso é gratuito.

Marcelo Caldi é reconhecido como um dos principais acordeonistas da atualidade. Pesquisador e idealizador do projeto, ele se dedica há quase 20 anos à pesquisa e à experimentação das zonas limiares dos diversos estilos musicais brasileiros. A sua trajetória artística é marcada pela versatilidade, devido ao diálogo inovador com os precursores do “choro nordestino”, sem dispensar as pitadas contemporâneas de jazz e improviso. Por “Tem Sanfona no Choro”, recebeu o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga.

A banda que acompanha Marcelo Caldi no espetáculo é formada por Rogério Caetano (violão 7 cordas), Fábio Luna (bateria e percussão) e Aquiles Moraes (trompete). No repertório, composições dos geniais Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, entre outros grandes instrumentistas brasileiros em arranjos especiais.

O show “Tem Sanfona no Choro” já passou por diversas formações e cidades brasileiras. Em 2011, homenageou Sivuca, com um quarteto de cordas, na mostra “Sanfoneando”, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB – RJ). Logo em seguida, reuniu Bebê Kramer, Fábio Luna e Nando Duarte em show que fez referência a Dominguinhos, no Festival Vale do Café, em Vassouras, no Rio. Durante o ano do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, Marcelo Caldi compôs arranjos sinfônicos, executados pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Petrobras e Orquestra Sinfônica do Recife, com participação da cantora Elba Ramalho.

SOBRE O ARTISTA
Nascido em berço musical, o carioca Marcelo Caldi é filho do casal de pianistas Estela Caldi e Homero Magalhães, e irmão dos músicos Alexandre Caldi, Alain Pierre e Homero Magalhães. Estudou teoria, percepção e harmonia com Bia Paes Leme e canto com Felipe Abreu e Marcelo Rodolfo. Fez bacharelado em composição na UNIRio e realizou oficinas de arranjo, harmonia funcional e composição com Ian Guest, além de cursos de análise musical e regência coral com Carlos Alberto Figueiredo. A projeção nacional de Marcelo Caldi se deu a partir de 2012, com as homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Já se apresentou ao lado de artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Zé Calixto, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza e Daniel Gonzaga. Atuou como solista de acordeon em concertos com as orquestras Petrobras e Sinfônica do Recife. Com o show Marcelo Caldi Trio, excursionou pelo Brasil e Portugal, com repertório que reverenciava o rei do baião, além de canções autorais. 

INSTITUTO UNIMED-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br .

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH
Criado para estimular a saúde, o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, e a Praça Milton Campos, em Betim. Em 2017, mais de 80 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 55 mil pessoas. Em 2018, todas as atrações acontecem em comemoração aos 15 anos do Instituto Unimed-BH. Saiba mais em www.circuitoinstitutounimedbh.com.br . 

SÉRIE BH INSTRUMENTAL
Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Sua programação conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores.

| SERVIÇO |
Tem Sanfona no Choro – Marcelo Caldi e banda
Dia 21 de julho, sábado, às 21h
Praça da Glória – Eldorado – Contagem/MG
ACESSO GRATUITO!

CLIQUE AQUI PARA CONFIRMAR PRESENÇA E CONVIDAR OS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS!