BH Instrumental recebe a Banda Black Rio, que celebra 40 anos de estrada

Primeira edição do projeto BH Instrumental na temporada 2018 vai acontecer no
próximo 19 de maio, recebendo também 
o flautista Nilton Moreira

 

O emblemático disco “Maria Fumaça”, gravado em 1977, marcou o início da trajetória da banda Black Rio. Os 40 anos do álbum, comemorados em meados do ano passado, são o motor da mais recente turnê do grupo, que chega a Belo Horizonte no dia 19 de maio, a partir das 19h30, na Praça Floriano Peixoto, inaugurando a temporada 2018 da série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo dos médicos cooperados e colaboradores ao seu Programa Cultural, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo, como de praxe, é gratuito. Na abertura, vamos assistir também a apresentação do flautista Nilton Moreira, com o show Entremeando, um dos selecionados do Edital BH Instrumental 2018.

BLACK RIO 40 ANOS

Liderada pelo tecladista William Magalhães, a banda Black Rio é formada pelos músicos Gesiel Nascimento (trompete), Isaac Negrene (guitarra), Ivan de Castro (bateria), Milton Pellegrini (baixo), Nilson Queiroz (percussão), Rodrigo Revelles (sax) e Sergio de Jesus (trombone) e traz a fusão dos ritmos nacionais com o jazz e soul norte-americano, proporcionando uma sonoridade única que é marca registrada do grupo.

No show que chega ao palco da série BH Instrumental, o repertório base foca no disco “Maria Fumaça”, que inaugurou um novo gênero no país, o sambajazz ou sambasoul. A faixa-título deste trabalho se tornou hit e repercute por gerações. Com arranjos encorpados para metais e uma base rítmica dançante, os músicos mantêm o estilo efervescente nessas quatro décadas de trajetória.

Os sucessos mais recentes da Black Rio também serão interpretados, revelando que essa história que conta gravações e novas roupagens de artistas como Jamiroquai, MosDef e banda Incognito ainda tem muitos capítulos.

NILTON MOREIRA

A responsabilidade de abrir a noite ficará por conta do músico Nilton Moreira, com Entremeando. Ao lado de Luiz Enrique (violão e guitarra), Pablo Malta (contrabaixo), Pedro Mota (trompete) e Ramon Braga (bateria e percussão), o flautista apresentará o repertório do seu último CD, lançado em 2017. Entre as composições, músicas autorais e grandes clássicos de Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho, Zé Paulo Becker e Guerra-Peixe.

O mineiro Nilton Moreira representa a nova geração de flautistas no país. Sua carreira é destacada pelo diálogo entre música popular e clássica, tocando gêneros brasileiros como choro, baião, samba, bossa nova e maxixe, e clássicos com orquestras e grupos de câmara.

 

 

INSTITUTO UNIMED-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br .

 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH

Criado para estimular a saúde, o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, e a Praça Milton Campos, em Betim. Em 2017, mais de 80 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 55 mil pessoas. Em 2018, todas as atrações acontecem em comemoração aos 15 anos do Instituto Unimed-BH. Saiba mais em www.circuitoinstitutounimedbh.com.br .

 

SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Serviço

Série BH Instrumental apresenta Banda Black Rio – Maria Fumaça – 40 anos

Abertura Nilton Moreira – Show Entremeando

Dia 19 de maio, a partir das 19h30- Praça Floriano Peixoto – Acesso gratuito

Informações – 3222 5271

Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores